Uma boa estratégia de conteúdo precisa de vários fatores para alcançar o sucesso. Quando falamos especificamente de técnicas de SEO, isso fica ainda mais evidente, e o SEO Title é um desses elementos.
O Google considera diferentes aspectos para ranquear um conteúdo. Desde a relevância do tema até a qualidade dos links internos, todos os detalhes fazem a diferença. Assim, o SEO Title também entra nessa lista, sendo fundamental para atrair mais cliques na página de busca.
Neste artigo, vamos entender o que é um SEO Title, qual é a sua importância e como escrever títulos de sucesso. Siga a leitura e confira!
O que é um SEO title?
Um SEO Title, ou Title Tag, é um código HTML que define o título de uma página da web. Ele é exibido nos resultados de busca e na guia do navegador. Também aparece quando um link é compartilhado nas redes sociais.
Esse título desempenha um papel crucial na apresentação do seu conteúdo. É a partir da Title Tag que o usuário vai ser capaz de entender do que o texto se trata. Ou seja, é essencial que esse título represente bem o conteúdo publicado. Ele fará toda a diferença para que seu conteúdo seja encontrado e acessado.
Qual a diferença entre SEO Title e H1?
As heading tags também são um elemento importante para a sua estratégia. Elas organizam o texto, colocando uma ordem hierarquizada entre títulos e subtítulos.
A H1 é uma tag de título, mas exerce uma função diferente do SEO Title. Apesar de apresentarem o tema que será tratado, o SEO Title costuma ser uma versão mais resumida do título. Afinal, é por meio dele que o usuário tem o primeiro contato com o conteúdo na página de resultados. A informação precisa ser passada de forma rápida.
Nesse sentido, a tag H1 é o título que você vê no topo da página, logo no início do texto. Já a Title Tag é o título que está na guia do seu navegador.
Qual a importância do SEO Title?
O título da página é um fator que os algoritmos de busca levam em consideração no ranqueamento. Ele precisa corresponder ao conteúdo publicado e ao interesse do usuário. Isso ajuda o algoritmo a entender a relevância da página para aquela busca. Ao otimizar o título, você aumenta as chances para que sua página se classifique melhor na pesquisa.
Ele irá funcionar como uma identificação. Assim, independente de onde o link seja postado, será possível saber o assunto que a página trata.
Além de influenciar no ranqueamento, um bom título atrai mais cliques dos usuários. Se o seu título for chamativo, informativo e relevante, as pessoas terão mais motivos para clicar.
Como escrever o SEO Title?
Agora que você entendeu a importância do SEO Title, é o momento de aprender como escrevê-lo. A seguir, listamos algumas ações recomendadas para construir uma boa Title Tag.
Pesquise palavras-chave relevantes
Para começar, é essencial pesquisar e selecionar palavras-chave relevantes para o conteúdo.
Aqui, ferramentas de pesquisa de palavras-chave serão suas melhores amigas. Utilize-as para encontrar termos populares e com bom volume de busca, mas também leve em consideração a concorrência.
Encontrar o equilíbrio certo entre relevância e oportunidade de ranqueamento é crucial para o sucesso do seu conteúdo.
Uma boa palavra-chave precisa ser relevante, mas também possível de ranquear. E, obviamente, precisa ter relação direta com o seu texto.
Limite o tamanho do título
Os mecanismos de busca geralmente exibem só uma certa quantidade de caracteres do título na página de resultados. Portanto, é recomendável manter seu SEO Title entre 50 a 60 caracteres.
Isso ajuda a garantir que ele seja exibido de forma completa. Caso o título seja cortado ou modificado, pode acabar perdendo o sentido.
Assim, foque em incluir o que de fato é relevante. Por exemplo, se você escrever para o blog de uma empresa, não é preciso colocar o nome dela no título. Essa priorização ajuda para que o título se torne curto e conciso.
Além de prestar atenção no tamanho, certifique-se de que o título contenha as informações mais importantes logo no início.
Seja claro e descritivo
Um bom SEO Title deve fornecer um panorama do conteúdo da página. É isso que fará os usuários entenderem se o texto interessa ou não.
Esse é o momento decisivo para conseguir o clique do seu público. Em geral, você tem 8 segundos para capturar a atenção deles. Se não forem convencidos nesse tempo, eles passarão para a próxima página.
Por isso, a sua Title Tag precisa ser clara. É o momento de passar exatamente o assunto que pretende tratar. Evite títulos ambíguos ou enganosos, pois isso pode levar a altas taxas de rejeição e diminuir a confiança dos usuários em seu site.
Seja original
Títulos originais são atraentes para os usuários e para os mecanismos de busca.
Junto com a clareza e coesão, a originalidade te ajuda a captar a atenção do leitor. Já para a busca, fica mais fácil classificar a sua página tendo um título preciso e diferente.
A originalidade deve ser pensada em relação aos seus concorrentes, mas também com suas páginas internas. Por isso, use bem sua criatividade.
Em seu site, dê um título específico para cada página. Depois disso, observe o que seus concorrentes têm feito e busque se diferenciar.
Inclua a palavra-chave principal
Se você decidiu utilizar mais de uma palavra-chave no título, selecione a principal delas. Essa será a palavra-chave com mais foco e deve estar presente no SEO Title.
Isso ajuda a enfatizar a relevância do seu conteúdo para a pesquisa do usuário. Também aumenta as suas possibilidades de ranquear bem nas buscas.
Mas vale lembrar que não há necessidade de repetir a palavra-chave várias vezes no título. Esse excesso pode ser interpretado como spam pelo algoritmo. Além disso, deixa a tag repetitiva e pouco clara.
Usar a palavra-chave principal uma vez é o suficiente para que o mecanismo entenda e para que o leitor encontre seu conteúdo.
Teste diferentes variações
Não tenha medo de experimentar. Diferentes variações de títulos te ajudam a entender qual funciona melhor com o seu público.
Realizar testes A/B pode ser uma ótima maneira de identificar quais títulos geram mais cliques e engajamento.Gostou dessas dicas para construir o seu SEO Title? Se você quer descobrir ainda mais sobre como construir uma boa estratégia utilizando o SEO, conheça o curso de Conteúdo Criativo e SEO da Awalé.
Formada em Estudos de Mídia pela UFF, já escreveu de tudo um pouco. Desde conteúdos para redes sociais, até roteiros de cursos e podcasts, ela nunca rejeita uma aventura pela escrita. Apaixonada por livros e moda, está sempre pensando na próxima leitura ou no próximo lookinho que quer comprar. Mora em Niterói e adora o calor do Rio de Janeiro.