Pense na sua rotina: quantas vezes durante o dia você pegou seu celular ou usou GPS, sites de notícias, redes sociais, etc? Aposto que muitas. Agora pense como essas inovações tecnológicas impactam diariamente toda nossa vida. Quando falamos em tecnologia e educação, não é diferente.
Uma pesquisa da Fundação Telefônica Vivo mostrou que, em média, 93% das crianças e adolescentes brasileiras entre 9 e 17 anos têm acesso à internet. Isso mostra o quanto a tecnologia está acessível para a grande maioria dos alunos, o que torna indispensável instituições de ensino estarem preparadas para alcançar os estudantes nos ambientes virtuais.
Tecnologia e educação como aliadas
Aliás, esse movimento tem se mostrado super benéfico e eficiente, tanto para quem aprende, quanto para quem ensina. A seguir vemos alguns exemplos:
De um lado, temos os professores:
- Com diversas fontes de pesquisas de fácil acesso;
- Compartilhando experiências com outros docentes e organizações até de outras localidades;
- Com acesso a ferramentas diversas de gestão para correção de atividades, organização de aulas, automatização de relatórios;
- Fazendo acompanhamento individual dos alunos, etc.
Do outro, os alunos:
- Com acesso a várias bibliotecas virtuais sem a necessidade de pesquisas super extensas em enciclopédias enormes;
- Assistindo a vídeo aulas com flexibilidade de tempo e sem limitações geográficas;
- Experimentando maior interatividade nas aulas com recursos como
realidade aumentada, jogos educativos, atividades extras em plataformas online, tornando a aprendizagem mais dinâmica e atrativa;
- Com deficiência tendo mais inclusão nas aulas, a partir de recursos como audiodescrição, videoaula legendada, etc. Tendo, assim, acesso a uma educação de qualidade;
- Com canais de contato direto com professores e outros agentes de educação por meio de chat online e as demais redes sociais, como WhatsApp.
Aplicando tecnologia e educação no dia a dia
Diante de todos esses recursos, como aplicá-los, na prática, para um maior aproveitamento da inovação tecnológica no processo de aprendizagem?
Sky Map
Temos o exemplo do SKY MAP, um aplicativo para celular do Google que funciona como um observatório/planetário que ajuda a localizar estrelas, planetas, constelações entre outros… Se antes os professores só tinham livros para explicar astronomia, o que tornava o assunto ‘difícil’ e até um pouco desinteressante, hoje eles têm em mãos um aplicativo interativo e dinâmico atualizado em tempo real.
Museus virtuais
Já imaginou levar uma turma de 30 alunos para visitar o Museu do Louvre em Paris? Com o surgimento dos museus virtuais isso se torna totalmente possível. Uma grande variedade de museus e instituições de arte ao redor do mundo “abriram suas portas” para passeios virtuais por suas dependências, onde é possível ver as obras.
Laboratórios virtuais
Os professores de ciências, biologia, química, etc. Já não necessitam de um laboratório super equipado para fazer experiências e análises, já que existem os laboratórios virtuais, ambientes onde são disponibilizados materiais diversos para simulações de experiências científicas de forma prática e segura. Um deles é o Laboratório Didático Virtual, uma iniciativa da Universidade de São Paulo (USP).
Gamificação
Já a gamificação oferece aos professores a oportunidade de levar jogos interativos, com o uso da tecnologia ou não, para dentro das salas via plataformas que oferecem rankings de pontuação, pontos que podem valer nota para as disciplinas, recompensas que estimulem a participação, entre outras ‘brincadeiras’ que podem aumentar o interesse dos alunos e fazer com as aulas sejam cada vez mais convidativas.
Mas essas inovações apresentam também grandes desafios. Sabemos que, na realidade brasileira, temos uma parcela da população que não tem acesso a aparelhos digitais em suas residências, locais remotos que não têm estrutura para receber antenas e aparelhos de conectividade, e até alguns que não possuem eletricidade. Assim, o governo também tem grande papel nessas implementações para que uma educação cheia de recursos tecnológicos seja realmente acessível a todos.
Por parte dos docentes, temos a questão da adaptação e atualização constante de conhecimento, já que tudo referente a tecnologia exige rápidas mudanças. Isso dependa tempo e algum esforço inicial, a escolha certa do método para se adequar à metodologia já existente na instituição e o suporte continuado para que essas tecnologias funcionem com eficiência.
Ainda assim, é visível que as inovações na educação são de extrema importância para que a aprendizagem seja cada vez mais inclusiva, interessante e dinâmica, aumentando o interesse dos alunos, evitando a evasão escolar e formando cada vez mais cidadãos atualizados e preparados para atuar no mercado de trabalho, ocupando postos que exijam cada vez mais habilidades tecnológicas e globalizadas.
Texto por Natany Nascimento – turma 5
Estudante de tecnologia em marketing digital, Natany é grande amante das mídias sociais e sempre que pode esta conectada e procurando coisas novas para aprender! Mora em São Paulo e ama passar o tempo com a família e os amigo.
Conteúdos produzidos pelas alunas do Curso de Conteúdo Criativo e SEO da Awalé.