Se você ainda está iniciando no mundo das estratégias de marketing de conteúdo, talvez nunca tenha ouvido o termo texto âncora, mas com certeza já deve ter visto essa técnica sendo utilizada em alguma das suas pesquisas por sites ou blogs.
Nesse momento você deve estar se perguntando: mas, afinal, o que é texto âncora? Continue lendo que vamos tirar suas dúvidas sobre o assunto.
Texto âncora é o texto clicável em um hiperlink. Ou seja, é o texto que vai conter o link responsável por direcionar o leitor para uma página ou conteúdo específico. Esses hiperlinks podem ser chamados de:
- links internos – direcionam o leitor para uma página interna do seu próprio blog ou site;
- links externos – direcionam o leitor para outros sites ou plataformas digitais.
Existem algumas formas de aplicar essa técnica na redação de SEO e tornar os seus conteúdos mais informativos e otimizados.
Nesse artigo vamos falar mais sobre a importância do texto âncora, quais os tipos e dar algumas dicas de como fazer uso dessa técnica na construção do seu texto. Confira a seguir.
Qual a importância do texto âncora na redação de SEO?
O texto âncora é um fator muito importante para aumentar o ranqueamento nos mecanismos de busca do Google.
Mas, é importante que você saiba escolher quais palavras usar para direcionar seus leitores a um determinado conteúdo. A escolha assertiva das palavras é o que vai despertar o interesse do leitor em clicar no link sugerido.
Por isso tais links precisam ser concisos e estarem relacionados com a página, com o tema que está sendo abordado e com o interesse do usuário que está em busca de mais informações sobre esse assunto.
Além disso, essa técnica não apenas interfere positivamente no desempenho do seu site, como também faz com que os leitores se sintam mais informados e engajados sobre o tema abordado.
Conheça os tipos de texto âncora
Embora possa parecer algo muito simples e que existe apenas uma forma de aplicar o texto âncora nos seus artigos, não é bem assim.
A verdade é que há pelo menos dez maneiras diferentes para usar essa estratégia. Mas, não precisa se assustar com essa informação. Para ajudar você a usá-los da melhor forma, separamos alguns tipos.
1. Correspondência Exata
É chamado de correspondência exata o texto âncora que tem a mesma palavra-chave do texto para o qual está sendo direcionado. O uso deste formato pode ser feito com direcionamento para o próprio site ou para sites relacionados.
No entanto, é importante ter cautela ao usar esse tipo de correspondência porque o Google pode avaliar como SPAM caso tenha muitos links desse tipo.
Exemplo de uso: Saiba como fazer reaproveitamento de conteúdo do seu blog para redes sociais.
2. Correspondência Parcial
Na forma de correspondência parcial, o texto âncora inclui a palavra-chave parcialmente ou inclui a palavra-chave e outras palavras do texto.
Exemplo de uso: Você sabe como usar o H2 nos seus textos?
3. Texto Âncora de Marca
Esse tipo de texto âncora é ótimo quando a finalidade é aumentar a visibilidade e reconhecimento da sua marca. São utilizados na escrita de artigos que falam sobre uma determinada marca, empresa, site ou blog.
Exemplo de uso: Confira dicas de Marketing Digital no blog da Awalé.
4. URL
Nesse formato, o texto âncora é a própria URL do site direcionado. Caso você faça a opção de usar o texto âncora URL, é importante tomar cuidado para que o Google não interprete como SPAM e isso interfira no desempenho do seu conteúdo.
Além disso, não esqueça de otimizar a URL para que ela fique clicável no corpo do texto.
Exemplo de uso: Conheça alguns cursos para trabalhar como freelancer no link: https://awale.com.br/cursos-para-freelancers/
5. Texto Âncora Genérico – EVITE!
Talvez esse seja um dos formatos mais conhecidos por ser muito utilizado em diversos sites, plataformas digitais e até aplicativos. São aqueles que usam termos como “clique aqui’, “saiba mais”, “baixe aqui”.
É chamado de genérico porque ele pode ser utilizado para aplicar qualquer tipo de link. Em geral, não é recomendado o uso desse tipo de texto âncora porque na maioria das vezes ele não transmite nenhum tipo de informação prévia.
Dicas de como aplicar o texto âncora
Agora que você já sabe o que é um texto âncora e quais os seus tipos chegou o momento de saber como aplicar essa técnica que vai tornar seus conteúdos mais relevantes, diversos e atrativos. Siga na leitura para conhecer 5 dicas de como usá-lo na prática:
1. Aposte na criação de textos âncora concisos e notáveis
Use palavras relevantes para aquele conteúdo e que vão despertar o interesse do seu leitor. Além de usar frases curtas e objetivas, dê destaque para que o leitor saiba que se trata de um link.
2. Evite repetições
Evite usar links que direcionam para uma mesma página. Isso torna o seu conteúdo repetitivo e não ajuda no ranqueamento do Google.
3. Transite entre os tipos de texto âncora
Usar mais de uma forma de texto âncora vai ajudar a tornar a leitura do seu texto mais fluida e fazer com que o leitor transite pelos conteúdos com mais naturalidade.
4. Inclua links de páginas relevantes e atrativas
Selecionar bem os textos e sites que você vai direcionar o seu leitor é de extrema importância para que o seu texto ganhe credibilidade e atraia o interesse em seguir com a leitura.
É importante também que você tenha alguns cuidados na hora de selecionar os links que vai trazer para dentro do seu texto. Por isso, evite:
- Direcionar o leitor para sites que não são confiáveis;
- Usar links de sites de concorrentes;
- Usar muitas âncoras de correspondência exata ao longo do texto;
- Textos ancora genéricos: “clique aqui, saiba mais”, “baixe aqui”, etc.
Gostou desse conteúdo? Saiba também o que é produção de conteúdo para a internet.
Louise tem 28 anos, é filha de Maria e Dandalunda, mulher negra, bissexual, candomblecista e baiana. Cursa Bacharelado em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e atua como escritora profissional há seis anos. Foi nesses caminhos com a escrita, que encontrou e se apaixonou pela escrita persuasiva e estratégica do marketing de conteúdo.