Se você está entrando no universo do Marketing de Conteúdo ou já trabalha nessa área, já sabe a importância de oferecer conteúdos de qualidade ao público-alvo. Porém, para que esses textos sejam lidos, é fundamental saber como escrever títulos chamativos.
Um estudo de 2018 da DNPontoCom de Curitiba indicou que 7 a cada 10 brasileiros lêem apenas o título das notícias, não avançando no conteúdo completo. Em meio a tantos materiais disponíveis na internet, um bom título é fundamental para se destacar aos olhos do leitor. O título é o primeiro contato do público-alvo com o conteúdo, e tem o objetivo de capturar a atenção das pessoas que irão ler.
Por isso, vamos abordar como escrever títulos chamativos, que cumpram a missão de fazer com que o/a visitante (e potencial cliente) consuma todo o conteúdo. Confira as dicas a seguir!
10 dicas para aprender a escrever títulos chamativos
1. Tenha precisão
Como escrever títulos que transmitam a ideia mais importante do texto? O primeiro passo é escrever com precisão. Se seu título for confuso, tiver muitas ideias em uma só frase, é mais difícil chamar a atenção de quem lê.
Aliás, você até pode conseguir despertar a curiosidade da pessoa, mas porque seu título foi confuso e nada específico. Isso diminui as chances do público-alvo ler o texto inteiro. Portanto, traga a informação mais relevante no título de forma precisa.
2. Seja sucinta
Um bom título resume o conteúdo do material, mas deve despertar a curiosidade de quem lê. Por isso, bons títulos devem ser sucintos, claros e objetivos. Recomenda-se que o título tenha entre 50 e 65 caracteres.
Exemplos do que fazer e o que não fazer:
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3. Ofereça informação útil e de qualidade
Para escrever um conteúdo relevante, sempre se coloque no lugar da sua persona. O que ela gostaria de saber? Qual informação pode ser útil? Quais os problemas e dores enfrenta?
Ao se perguntar essas questões, você será capaz de saber como escrever títulos bons, e entregar informação útil e com qualidade ao leitor.
4. Utilize gatilhos mentais
Para aprender como escrever títulos instigantes, o uso de gatilhos mentais pode ser um grande aliado. A função desses gatilhos é despertar a curiosidade do leitor, estimulando uma tomada de decisão.
Um dos gatilhos mais conhecidos é o de urgência. Ou seja, indica a necessidade de um conteúdo ser consumido imediatamente, pois trará um grande benefício. Esse tipo de gatilho é mais usado em e-mails ou em CTAs (Call to Action), são termos como:
- Oferta relâmpago!
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Exemplos de como escrever títulos usando gatilhos mentais (os títulos abaixo também servem para e-mail marketing, por exemplo):
- Veja agora as melhores dicas sobre como escrever títulos chamativos
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5. Use palavras e termos chamativos
Use palavras que chamam a atenção. Esses termos também podem se incluir nos chamados gatilhos mentais, ao despertar curiosidade e trazer a ideia de novidade. Algumas palavras que podem ser utilizadas:
- Útil;
- Prático;
- Simples;
- Descobrir;
- Saber;
- Conhecer;
- Precisar;
Exemplos:
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6. Chame a atenção do leitor e cumpra o que prometeu
Se seu título é “Aprenda as melhores técnicas de e-mail marketing”, mas você só escreveu sobre a importância do e-mail marketing, o texto não cumpriu o que prometeu. Logo, é um texto com pouca credibilidade, que dificilmente vai ranquear bem nos mecanismos de busca.
Portanto, use gatilhos mentais, chame a atenção do leitor, mas a promessa do título deve ser cumprida no texto.
7. Utilize técnicas para criar títulos chamativos
Agora que você já sabe palavras e gatilhos mentais para chamar a atenção do leitor, vamos aprender como escrever títulos chamativos usando técnicas. Existem diversas técnicas, como SHINE (Specificity ou Especificidade; Helpfulness ou Utilidade; Imediatismo; Novidade; Entretenimento) e AIDA.
O modelo AIDA é mais conhecido quando aplicado ao funil de vendas, mas também pode ser incorporado na criação de títulos chamativos, consiste em:
Atenção – usar palavras que chamem a atenção de quem lê.
Interesse – utilizar palavras que despertam a curiosidade, por oferecer informações relevantes.
Desejo – aplicar palavras que influenciam a tomada de decisão (aqui entram os gatilhos mentais).
Ação – trazer o Call To Action (CTA). Depois de ler o conteúdo, a pessoa deve ser convidada a alguma ação, como ler outro conteúdo ou baixar um e-book gratuito.
Independentemente de qual técnica utilizar, o objetivo é oferecer um título de qualidade e intrigante.
8. Use palavras-chave (técnicas de SEO)
Para saber como escrever títulos atrativos, as técnicas de SEO (Searching Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Buscas) podem ser grandes aliadas. Entre elas, o bom uso de palavras-chave faz uma grande diferença. Algumas dicas para boa utilização de palavras-chave são:
- Escolha bem a palavra-chave (termos de pesquisa para um determinado conteúdo);
- Use a palavra-chave no título (de preferência, no início);
- Use a palavra-chave no primeiro parágrafo do texto.
As técnicas de SEO são fundamentais no bom posicionamento orgânico de um conteúdo na internet. Portanto, se você escrever um texto de qualidade e de acordo com as regras de SEO, mais chances terá de obter um bom ranqueamento no Google.
9. Números podem ser aliados
Especialistas em copywriting, como Mike Hammers, mostram que o uso de números em títulos pode trazer um ótimo desempenho em quantidade de cliques no conteúdo
Exemplos:
- 10 dicas para trabalhar com Marketing de Conteúdo;
- 5 erros na produção de conteúdo;
- 8 dicas sobre como escrever títulos personalizados para e-mail marketing.
10. Revise e ajuste o que for necessário
Após escrever seu conteúdo, é muito importante fazer uma revisão final. Pode ser que o título não faça jus ao conteúdo do material, e isso é um problema, pois já comentamos que é preciso cumprir com a promessa do título.
Também pode ser que seu material tenha um conteúdo rico, informação altamente relevante ao público-alvo, porém, não tem um título chamativo. Se o título não é instigante, é muito provável que a pessoa não continue a leitura. Por isso, sempre revise antes de publicar.
Ufa! São muitas informações para aprender a como escrever títulos. Porém, se você chegou até aqui e quer usar essas práticas, vai conseguir despertar a curiosidade das pessoas apenas já no título.
Portanto, se você deseja aprender ou trabalhar com Marketing de Conteúdo e Marketing Digital em geral, é preciso estudar e praticar. Por isso, leia o texto que traz opções de cursos para freelancers e mergulhe nesse universo!
Texto escrito por Lais Hildebrando Fischer – Turma 3
Conteúdos produzidos pelas alunas do Curso de Conteúdo Criativo e SEO da Awalé.