Aprenda a escrever títulos chamativos e atrativos para serem lidos

Se você está entrando no universo do Marketing de Conteúdo ou já trabalha nessa área, já sabe a importância de oferecer conteúdos de qualidade ao público-alvo. Porém, para que esses textos sejam lidos, é fundamental saber como escrever títulos chamativos.

Um estudo de 2018 da DNPontoCom de Curitiba indicou que 7 a cada 10 brasileiros lêem apenas o título das notícias, não avançando no conteúdo completo. Em meio a tantos materiais disponíveis na internet, um bom título é fundamental para se destacar aos olhos do leitor. O título é o primeiro contato do público-alvo com o conteúdo, e tem o objetivo de capturar a atenção das pessoas que irão ler.

Por isso, vamos abordar como escrever títulos chamativos, que cumpram a missão de fazer com que o/a visitante (e potencial cliente) consuma todo o conteúdo. Confira as dicas a seguir!

10 dicas para aprender a escrever títulos chamativos

1.  Tenha precisão

Como escrever títulos que transmitam a ideia mais importante do texto? O primeiro passo é escrever com precisão. Se seu título for confuso, tiver muitas ideias em uma só frase, é mais difícil chamar a atenção de quem lê.

Aliás, você até pode conseguir despertar a curiosidade da pessoa, mas porque seu título foi confuso e nada específico. Isso diminui as chances do público-alvo ler o texto inteiro. Portanto, traga a informação mais relevante no título de forma precisa.

2. Seja sucinta

Um bom título resume o conteúdo do material, mas deve despertar a curiosidade de quem lê. Por isso, bons títulos devem ser sucintos, claros e objetivos. Recomenda-se que o título tenha entre 50 e 65 caracteres.

Exemplos do que fazer e o que não fazer:

  • Descubra como atrair e reter clientes para que você tenha sucesso e muitos clientes no seu e-commerce X [ERRADO]
  • Saiba como atrair e reter clientes para o seu e-commerce ✓ [CERTO]

3. Ofereça informação útil e de qualidade

Para escrever um conteúdo relevante, sempre se coloque no lugar da sua persona. O que ela gostaria de saber? Qual informação pode ser útil? Quais os problemas e dores enfrenta?

Ao se perguntar essas questões, você será capaz de saber como escrever títulos bons, e entregar informação útil e com qualidade ao leitor.

4. Utilize gatilhos mentais

Para aprender como escrever títulos instigantes, o uso de gatilhos mentais pode ser um grande aliado. A função desses gatilhos é despertar a curiosidade do leitor, estimulando uma tomada de decisão.

Um dos gatilhos mais conhecidos é o de urgência. Ou seja, indica a necessidade de um conteúdo ser consumido imediatamente, pois trará um grande benefício. Esse tipo de gatilho é mais usado em e-mails ou em CTAs (Call to Action), são termos como:

  • Oferta relâmpago!
  • Só hoje!
  • Baixe agora o material!

Exemplos de como escrever títulos usando gatilhos mentais (os títulos abaixo também servem para e-mail marketing, por exemplo):

  • Veja agora as melhores dicas sobre como escrever títulos chamativos
  • Última chance! Inscreva-se na aula gratuita com os melhores especialistas de Marketing Digital

5. Use palavras e termos chamativos

Use palavras que chamam a atenção. Esses termos também podem se incluir nos chamados gatilhos mentais, ao despertar curiosidade e trazer a ideia de novidade. Algumas palavras que podem ser utilizadas:

  • Útil;
  • Prático;
  • Simples;
  • Descobrir;
  • Saber;
  • Conhecer;
  • Precisar;

Exemplos:

  • Saiba como ganhar dinheiro nas redes sociais de forma orgânica;
  • 10 práticas úteis para investir dinheiro com o que você tem;
  • Tudo o que você precisa conhecer para começar um negócio digital.

6. Chame a atenção do leitor e cumpra o que prometeu

Se seu título é “Aprenda as melhores técnicas de e-mail marketing”, mas você só escreveu sobre a importância do e-mail marketing, o texto não cumpriu o que prometeu. Logo, é um texto com pouca credibilidade, que dificilmente vai ranquear bem nos mecanismos de busca.

Portanto, use gatilhos mentais, chame a atenção do leitor, mas a promessa do título deve ser cumprida no texto.

7. Utilize técnicas para criar títulos chamativos

Agora que você já sabe palavras e gatilhos mentais para chamar a atenção do leitor, vamos aprender como escrever títulos chamativos usando técnicas. Existem diversas técnicas, como SHINE (Specificity ou Especificidade; Helpfulness ou Utilidade; Imediatismo; Novidade; Entretenimento) e AIDA.

O modelo AIDA é mais conhecido quando aplicado ao funil de vendas, mas também pode ser incorporado na criação de títulos chamativos, consiste em:

Atenção – usar palavras que chamem a atenção de quem lê.

Interesse – utilizar palavras que despertam a curiosidade, por oferecer informações relevantes.

Desejo – aplicar palavras que influenciam a tomada de decisão (aqui entram os gatilhos mentais).

Ação  – trazer o Call To Action (CTA). Depois de ler o conteúdo, a pessoa deve ser convidada a alguma ação, como ler outro conteúdo ou baixar um e-book gratuito.

Independentemente de qual técnica utilizar, o objetivo é oferecer um título de qualidade e intrigante.

8. Use palavras-chave (técnicas de SEO)

Para saber como escrever títulos atrativos, as técnicas de SEO (Searching Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Buscas) podem ser grandes aliadas. Entre elas, o bom uso de palavras-chave faz uma grande diferença. Algumas dicas para boa utilização de palavras-chave são:

  • Escolha bem a palavra-chave (termos de pesquisa para um determinado conteúdo);
  • Use a palavra-chave no título (de preferência, no início);
  • Use a palavra-chave no primeiro parágrafo do texto.

As técnicas de SEO são fundamentais no bom posicionamento orgânico de um conteúdo na internet. Portanto, se você escrever um texto de qualidade e de acordo com as regras de SEO, mais chances terá de obter um bom ranqueamento no Google.

9. Números podem ser aliados

Especialistas em copywriting, como Mike Hammers, mostram que o uso de números em títulos pode trazer um ótimo desempenho em quantidade de cliques no conteúdo

Exemplos:

  • 10 dicas para trabalhar com Marketing de Conteúdo;
  • 5 erros na produção de conteúdo;
  • 8 dicas sobre como escrever títulos personalizados para e-mail marketing.

10. Revise e ajuste o que for necessário

Após escrever seu conteúdo, é muito importante fazer uma revisão final. Pode ser que o título não faça jus ao conteúdo do material, e isso é um problema, pois já comentamos que é preciso cumprir com a promessa do título.

Também pode ser que seu material tenha um conteúdo rico, informação altamente relevante ao público-alvo, porém, não tem um título chamativo. Se o título não é instigante, é muito provável que a pessoa não continue a leitura. Por isso, sempre revise antes de publicar.

Ufa! São muitas informações para aprender a como escrever títulos. Porém, se você chegou até aqui e quer usar essas práticas, vai conseguir despertar a curiosidade das pessoas apenas já no título.

Portanto, se você deseja aprender ou trabalhar com Marketing de Conteúdo e Marketing Digital em geral, é preciso estudar e praticar. Por isso, leia o texto que traz opções de cursos para freelancers e mergulhe nesse universo!

Texto escrito por Lais Hildebrando Fischer – Turma 3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curso exclusivo para mulheres negras e indígenas

Formação de Social Media

E-book gratuito

Assine a nossa newsletter!