O tom de voz expressa a personalidade da sua marca, pois é a forma como a empresa conversa com o seu público. Por meio dele, se demonstra valores e princípios, além de gerar identificação e confiança.
Inúmeros itens fazem parte do checklist para que a sua empresa se destaque da concorrência, entre eles, ter uma personalidade própria que humaniza e cria relações com os consumidores. O tom de voz é o responsável por fazer isso.
Quanto mais uma empresa cresce, mais ela se comunica, e mais importante é que ela saiba como, quando e de que forma falar. No meio digital, a concorrência parece infinita e conquistar consumidores é um dos principais objetivos para que seu negócio cresça.
Falar com o público parece uma tarefa fácil, mas essa comunicação precisa ser assertiva para que ele se identifique com a sua empresa, e se torne um consumidor fiel.
Mas, como fazer isto? A resposta está na definição do tom de voz da sua comunicação, e envolve seus princípios, filosofia, independente do canal e do formato de conteúdo. Veja a seguir o que isso significa!
O que é tom de voz?
O tom de voz da sua marca, nada mais é do que a personalidade dela. A forma como ela transmite uma mensagem, conversa com seu público e é percebida por ele.
Para que a comunicação seja conduzida de forma correta, o tom de voz deve estar ligado ao propósito e valores da empresa. Deve fazer parte do processo de construção da marca (ou branding), e mostrar quem a marca é, quem não é, e seus diferenciais.
Por que é importante ter um tom de voz definido?
Enquanto a “voz” da sua empresa é única, consistente e não muda, o “tom” é mutável e influencia a voz, colocando atitude nela. Em outras palavras, o tom adapta-se ao que é necessário para determinados canais, comunicações e interações que faz.
Por exemplo, uma marca pode ter um tom menos sério nas postagens diárias nas mídias sociais. Porém, ao fazer uma comunicação oficial informando um erro que aconteceu, passa a assumir um tom mais formal.
Mas por que é importante ter uma brand voice definida? O tom de voz é o que vai trazer mais proximidade dos potenciais consumidores e humanizar sua marca. Criar relações de empatia.
Na prática, o tom de voz deve estar em todos os detalhes, nos conteúdos de redes sociais, na homepage do site, no e-mail de boas vindas, em um comunicado oficial. Cada detalhe importa. Ao estabelecer a brand voice, você está definindo a maneira de se relacionar. E, portanto, definindo o posicionamento da sua marca.
Como encontrar o tom de voz ideal?
Independente do tamanho da sua empresa, o tom de voz faz toda diferença na hora de se comunicar com seu público e gerar identificação e confiança.
Já falamos que o tom de voz é a personalidade da marca, e demonstra o estilo dela e o jeito dela se expressar. Mas, como encontrar o tom certo?
Esse processo depende de análises da imagem que você quer transmitir. Por isso, o ideal é conhecer sua empresa, o público-alvo e o nicho de mercado. Por exemplo, se sua marca é divertida, atinge um público menos formal, o tom de voz precisa estar alinhado a isto. Em outras palavras, o seu tom deve ser descontraído e alegre.
Algumas dicas que podem ajudar neste processo de definição:
- Faça uma lista das principais características da sua marca: coloque no papel e reflita sobre a “maneira de Ser” da sua empresa, principalmente no que você se destaca.
- Crie uma brand persona: brand persona, nada mais é do que a personificação da sua marca, é um personagem que representa e defende a visão e os valores da sua empresa. Ex: Amanda, de 25 anos, trabalha como analista financeiro em uma empresa de tecnologia. Amanda é divertida, comunicativa, é responsável, pró-ativa, tem muitos amigos e adora praticar esportes radicais.
- Pense em como deseja que as pessoas se sintam em relação a sua marca: entendendo os propósitos da sua marca, e tendo uma “brand persona” definida, entender o tom de voz fica bem mais fácil. Se pegarmos o exemplo anterior da persona “Amanda”, o tom esperado é leve, amigável e com humor.
Pensar que o processo de criação do tom de voz é de “pessoas para pessoas” transmite mais verdade e torna a definição do brand voice do seu negócio muito mais fluída.
Veja exemplos de empresas que possuem tom de voz bem definidos
1. Nubank
A Nubank, startup brasileira no segmento de serviços financeiros, começou com o cartão sem anuidade, para um público jovem na faixa de 21 anos que questiona o banco tradicional.
A brand Voice, da empresa, é jovial, moderna, transparente, simples e humana. Veja um exemplo:
2. Coca-cola
Já a Coca Cola, marca de bebidas, está sempre associada a encontros e datas comemorativas, como o Natal. Assim, conseguimos observar que o tom de voz utilizado pela marca está muito voltado para aquilo que remete boas experiências e alegria.
O tom de voz é muito mais do que algumas palavras sobre a sua marca. É a maneira como ela se comunica com o público. É a partir dele que seus consumidores são conquistados, e se aproximam da sua empresa.
Nesse sentido, é que se torna tão importante ter uma brand voice bem definida, garantindo que sua marca saiba como, quando e onde falar. Assim, a empresa conseguirá demonstrar empatia e a sua personalidade por meio da comunicação com o público.
Você já sabe qual é o tom de voz da sua marca? Quais são as suas dúvidas sobre o assunto? Compartilhe conosco!
Texto escrito por
Lais Lodi
Oi, eu sou a Lais! No interior do estado de SC começa a minha trajetória, é de lá que eu trago as minhas raízes e minhas influências que refletem em quase tudo que faço.Mas, é em Florianópolis que eu moro e trabalho desde 2012, lugar em que criei laços e fiz morada (por enquanto).
Sou graduada em Administração e tenho paixão por gerar experiência, sou entusiasta das mídias de comunicação, sou curiosa e composta de um monte de ideias.
Acredito que por meio da escrita é possível apresentar novos olhares para diversos contextos.
Não escrevo só porque preciso, mas sim porque é escrevendo que melhor me expresso.
Conteúdos produzidos pelas alunas do Curso de Conteúdo Criativo e SEO da Awalé.