Dentro do marketing, existem muitas estratégias para vender e/ou para fidelizar clientes. O uso de gatilhos mentais é apenas um dos recursos que ajudam a compor essas estratégias. Eles foram criados com base no entendimento de que as pessoas nunca tomam decisões unicamente racionais e que o lado emocional é um importante influenciador.
Isso significa que nossas decisões são tomadas a partir de diversos fatores que não necessariamente são lógicos. Portanto, é possível usar recursos para persuadir essa tomada de decisão.
No entanto, é importante destacar que o uso de gatilhos mentais, não tem nada a ver com manipulação ou com enganar o cliente de alguma forma, mas sim com estímulos psicológicos. Por isso é essencial conhecer o público com quem você está falando, suas necessidades e expectativas.
Nesse post, você vai aprender o que são e quais os tipos de gatilhos mentais e como aplicá-los na hora de escrever conteúdos para os seus clientes.
O que são gatilhos mentais?
Os gatilhos mentais são circunstâncias que nos levam a ter reações positivas ou negativas, a depender da situação.
Esses gatilhos nos levam a tomar decisões inconscientes a partir de uma espécie de automatização de algumas escolhas, assim, ele se poupa para resolver situações mais complexas.
Como este é um mecanismo natural dos seres humanos, não pense que essa é somente uma ferramenta de marketing. A todo instante fazemos escolhas diversas. Escolhemos o que comer, que roupa usar, o que precisa ser levado conosco e o que pode ser deixado em casa etc.
Mas, para chegar a uma decisão, o indivíduo precisa passar por um processo de “despertar” seja para sentimentos, para lembranças ou para desejos de consumo, por exemplo.
Quando seu conteúdo ativa um gatilho do seu leitor, pode transportá-lo para uma lembrança do passado, de algo que aprendeu, de algo que já teve ou tem interesse de consumir.
Obviamente que não é somente ao passado que esses gatilhos podem remeter. Por exemplo, a imagem de uma mãe com seu bebê pode gerar a sensação de carinho, cuidado e amor. Logo, se esses forem os sentimentos ou emoções que seu cliente está inconscientemente buscando, há chances de persuadi-lo a comprar suas ideias.
Tenha em mente que só usar esse recurso não fará com que você venda mais produtos e serviços. Se o que você oferecer não ir de encontro às expectativas de seu público ou se o seu conteúdo não for relevante, o uso de gatilhos mentais não fará diferença.
Por isso, tente combinar qualidade com diferentes técnicas para “vender seu peixe”. E, se você não sabe quais tipos de conteúdo criar ou como produzir, nós ensinamos como pensar conteúdo diferentes para web enquanto freelancer.
Como os gatilhos mentais funcionam no marketing de conteúdo?
Para entender a lógica de um gatilho mental, você precisa entender seu cliente, o que o leva a comprar e/ou consumir algo, saber seus gostos e preferências. Só assim você compreenderá seu perfil e saberá como proceder.
É aí que os gatilhos mentais entram. Para você entender, vamos usar como exemplo o princípio da reciprocidade. Quando alguém nos dá algo sem pedir nada em troca, sentimos que, de alguma forma, ficamos em dívida com aquela pessoa. Com os clientes, a matemática é a mesma.
Digamos que você escreva para um blog que ofereça informações sobre o assunto “X” gratuitamente. Porém, você também possui conteúdos pagos, como e-books ou um curso. A sensação de estar em dívida faz com que seu cliente queira compensar você, seja acompanhando seu conteúdo, recomendando para amigos e familiares que tenham interesse ou, na melhor das hipóteses, comprando o material pago.
Outra possibilidade é o envio de brindes ou de cupons de desconto para uma próxima compra. Assim, além de ter alcançado um novo consumidor, há chances de fidelizá-lo também.
Mas não é só por meio da reciprocidade que gatilhos mentais podem ser ativados, há outros tipos bastante comuns que você pode utilizar.
3 exemplos de gatilhos mentais para usar na hora de criar conteúdo
Existem inúmeros gatilhos mentais que podem ser usados para vender seu conteúdo, conquistar novos clientes e fidelizá-los. Se você ainda não conhece nenhum deles, está na hora de conhecer.
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Afeição e conexão
Dar e receber afeto, criar conexões e laços faz parte das necessidades humanas quando se convive em sociedade. Essa relação pode ser estabelecida entre pessoas ou entre pessoas e coisas.
A construção de relacionamento com seu cliente não irá acontecer do dia para noite ou na primeira vez que ele comprar seu conteúdo. É algo a ser trabalhado com o tempo. Para conseguir essa proximidade, é preciso que seu trabalho transmita valores e princípios parecidos com aquilo que o cliente espera encontrar.
2. Exclusividade
Este é talvez um dos gatilhos que desperte algo que nem todo mundo gosta de assumir que sente: a sensação de superioridade. Apesar de muito usado pelo marketing de luxo, o marketing de exclusividade também pode ser usado em produtos e serviços que não sejam só para quem tem um alto poder aquisitivo.
Ofereça aos seus clientes serviços que lhe deem a sensação de serem únicos. Por exemplo, este ser seu único cliente nesse segmento ou uma proposta diferenciada de prestação de serviço personalizada para cada cliente.
3. Prova social
Além de sermos humanos e convivermos em sociedade, esperamos ser aceitos socialmente também. Portanto, as decisões que tomamos, muitas vezes, são baseadas no que as pessoas ao nosso redor pensam ou nas expectativas que colocam em nós.
No marketing, não é diferente. Para os clientes, é importante saber as suas referências, o que outras pessoas têm a dizer sobre o seu trabalho, sobre seu conteúdo. Por isso, use isso a seu favor.
4. Escassez
Esse gatilho talvez seja um dos mais conhecidos e usados dentro do marketing. Existe uma necessidade constante nos seres humanos de garantir a própria sobrevivência. Isso ficou explícito durante a pandemia de Covid-19. Se algo está acabando, é preciso garantir a sua parte, que você não deixe de aproveitar a oportunidade. Assim funciona o gatilho da escassez.
Fazer com que a persona queira aproveitar essa “última chance” de garantir de ter esse ou aquele objeto, de se inscrever em um curso etc.
5. Autoridade
O gatilho da autoridade revela como as pessoas dão importância para quem se uma autoridade sobre algo. Essa posição é construída com tempo e faz com que, aos poucos, você ganhe a confiança de quem está ao seu redor. Porém, uma vez que essa relação seja sólida, dificilmente você perderá esse posto de reconhecimento.
Aplique os gatilhos mentais no seu trabalho
Agora que você já conhece alguns gatilhos, que tal aplicá-los ao seu conteúdo? Pense em quem é seu público-alvo, quem são seus clientes, seus gostos e preferências. E, além dos gatilhos, estude outras estratégias que podem ajudar a vender melhor suas produções e a de seus clientes.
Aliás, continuar sempre estudando é uma ótima forma de se manter sempre atualizada em tudo que acontece no mundo do Marketing Digital e suas novas tendências.
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Texto escrito por: Mayara Santos –
Aluna Turma 4 do Curso de Conteúdo Criartivo e SEO.
Conteúdos produzidos pelas alunas do Curso de Conteúdo Criativo e SEO da Awalé.