5 tipos de conteúdos digitais que você pode criar como freelancer

A quantidade de conteúdos disponíveis na internet, nos mais variados assuntos e formatos, é imensa. Por isso saber criar vários tipos de conteúdos digitais de qualidade é um grande diferencial para atrair clientes.

Afinal, se você deseja conhecer mais sobre algum assunto, ou realizar uma compra, provavelmente vai fazer uma pesquisa online. Segundo uma pesquisa de 2021 da Math Ads, nove em dez brasileiros procuram na internet antes de fazer uma compra.

Portanto, o investimento em estratégias de marketing digital é fundamental para a decisão de compra em negócios com presença online. Como base de muitas das estratégias adotadas pelas empresas, hoje vamos falar de uma das mais importantes: a criação de conteúdo.
 

O que é criação de conteúdo digital?

A criação de conteúdo digital é a disponibilização de materiais relevantes para um determinado público-alvo no meio digital. Os materiais podem ser oferecidos em diversas plataformas, como sites e redes sociais. Também é possível adaptá-los para diversos formatos, textos para blogs, postagens em diferentes redes sociais e podcasts são alguns exemplos de tipos de conteúdos digitais.

Como parte de uma estratégia de Marketing de Conteúdo, essa ação pode trazer mais visibilidade para qualquer negócio. Contudo, como muitas dessas empresas não conseguem internalizar todas as atividades dessa operação, acabam recorrendo à expertise de criadoras de conteúdo freelancers.

A seguir, vamos conhecer os principais tipos de conteúdos digitais encontrados na internet e que você pode vender como freelancer.

 

5 tipos de conteúdos digitais para você trabalhar

 

Blog posts

O blog post é um dos formatos mais estratégicos na geração de tráfego orgânico. Com o apoio do bom uso de técnicas de SEO, é possível posicionar bem um site nas pesquisas. Esse formato pode ser adaptado para todas as etapas da jornada de compra, portanto, pode ser um grande aliado na decisão de compra da persona.

 

E-books e infográficos

Um e-book é um livro digital que oferece explicações mais detalhadas sobre um determinado assunto. Por ser um conteúdo mais detalhado, que também precisa ser visualmente agradável, é considerado um material rico. O mesmo ocorre com os infográficos, que geralmente são mais visuais e sucintos.

É muito comum empresas oferecerem e-books ou infográficos gratuitos, pedindo em troca um e-mail do usuário. Essa é uma das formas de construir uma lista de e-mail marketing.

 

E-mails marketing e newsletters

Esse tipo de produção de conteúdo consiste em enviar materiais e/ou informações para uma lista de contatos. Portanto, é uma comunicação direta, que permite o fortalecimento de vínculos com o cliente ou potencial cliente. Por ser direcionado, também deve fornecer um conteúdo de qualidade e significativo.

O mais importante ao pensar em tipos de conteúdos digitais, é saber com quem você está falando (persona do negócio) e quais as características da plataforma. Por exemplo, um post no blog não terá o mesmo número de palavras que um post no Instagram. Além disso, a forma de se comunicar será diferente.

 

Posts em redes sociais

Lembrando que você ainda pode reaproveitar o conteúdo de um blog para fazer um ou mais posts para as redes sociais. Afinal, eles são uma das estratégias mais conhecidas de produção de conteúdo. Conteúdos adaptados e chamativos para cada rede social podem fazer muito sucesso na divulgação de uma marca.

 

Vídeos

Uma ótima opção para criar conteúdo versátil, rápido, criativo e atrativo. Podem ser educativos, trazer demonstrações de um produto, cases de sucesso, entrevistas com convidados (webinar),  entre outras possibilidades. No caso de uma redatora web, você pode acordar com o cliente a elaboração do texto do roteiro do vídeo.

Dica extra: antes de oferecer seus serviços como freelancer, defina os valores que serão cobrados para cada formato de conteúdo. Obviamente, muita coisa vai depender da demanda do cliente, mas é importante que você saiba cobrar pelo trabalho que terá para fazer o texto de cada tipo de conteúdo.

Agora que você já sabe os principais tipos de conteúdos digitais, vamos conhecer dicas para escrever um conteúdo de qualidade?

Dicas de como escrever um conteúdo de qualidade

Ao seguir essas dicas, seu conteúdo irá se destacar aos olhos do público-alvo, em meio a tantos materiais disponíveis. Confira a seguir!

Domine o básico das técnicas de SEO

SEO é sigla para Search Engine Optimization. Traduzindo: Otimização Para Mecanismos de Busca. É o guru do conteúdo de qualidade, pois é fundamental no bom posicionamento orgânico nas pesquisas.

Aqui, as técnicas incluem:

  • Boa utilização de palavras-chave – inclusive no título;
  • Escaneabilidade – uso correto de intertítulos e termos em negrito ao longo do texto;
  • Conteúdo de qualidade – materiais relevantes para seu público-alvo;
  • Autenticidade na escrita do texto – em meio a uma disponibilidade imensa de materiais,a originalidade é um diferencial. Além disso, o Google pune sites que fazem “copia e cola” de informações de outros blogs.
  • URLs e links – uma URL confiável é muito importante para chamar a atenção do público. A disponibilização de links também confiáveis, oferece mais possibilidades de conteúdo de qualidade para resolver outras dúvidas.

Se a criação de conteúdo for para um vídeo que será postado no Youtube, por exemplo, vale a pena se informar sobre as regras de SEO para essa rede social.

Use ferramentas de otimização de textos

As ferramentas para verificação e avaliação de texto podem ser suas aliadas na criação de conteúdo de qualidade. Aqui, podemos citar:

  • Yoast – extensão que mostra os pontos positivos e pontos a melhorar do seu texto;
  • Ubersuggest – extensão que dá ideias de palavras-chave.

 

Atenção com o português

O cuidado com o português deve estar presente em qualquer produção. O texto deve evitar erros de português, ser bem escrito e coeso, de modo a garantir um conteúdo de qualidade. Além disso, o cuidado com a formatação precisa ser constante.

 

Conheça as características da persona

Pense comigo: se você está escrevendo um material para um salão de beleza, faz sentido usar uma linguagem muito formal? Ou faz sentido trazer algum assunto relacionado a bitcoins?

Por isso, preste bastante atenção nas informações recebidas do cliente para conseguir escrever um conteúdo de qualidade. Atente-se às características do negócio e à pauta do texto, para escrever um conteúdo pertinente e útil ao público-alvo.

Lembre-se: escrever um material direcionado é fundamental para a criação de conteúdo de qualidade.

 

Organização é a chave de tudo!

Se você deseja trabalhar com produção de conteúdo, é fundamental se organizar com suas demandas. A busca por referências é muito importante para estimular a criatividade e, consequentemente, criar um conteúdo relevante e original.

Além disso, delimitar prioridades e manter uma rotina para conseguir produzir com frequência é essencial.

Se você chegou até aqui, espero que tenha conseguido entender o que é criação de conteúdo e quais os principais tipos de conteúdos digitais.

Para conhecer mais sobre esse assunto, lei o texto: Trabalhar com produção de conteúdo é para mim? E tire as principais dúvidas sobre o assunto. Confira!

Texto escrito por Lais Hildebrando Fischer – Turma 3 

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