O copy para Instagram é uma técnica de escrita persuasiva que tem como objetivo a conversão do leitor para adquirir algum produto ou serviço. A proposta é elaborar um conteúdo cativante e envolvente que pode incluir formatos como storytelling (contar histórias com recursos audiovisuais), emojis (representações gráficas para transmitir um ideia ou sentimento) ou call-to-actions (chamada para ação) estratégicos.
Se você quer impulsionar e engajar a sua audiência deve estimular interações através do texto para que o resultado seja a ampliação do seu perfil e consequentemente um público mais fiel. Este conteúdo é um guia para você aprimorar as suas habilidades de copywriting no contexto do Instagram. Confira!
O que é copywriting?
Se você quer convencer o seu público a realizar alguma ação específica, a técnica de Copywriting vai te ajudar nesta missão, seja acessar um site, realizar uma compra ou visitar um perfil. Neste artigo vamos focar nas técnicas de copy para Instagram.
Antes vamos falar um pouco sobre o contexto histórico dessa técnica, pois ela é bem antiga, data de 1886, nos Estados Unidos, através do envio de cartas de vendas. E mesmo depois de muito tempo, continua sendo uma ferramenta importante para potencializar um perfil no Instagram para a venda de algum serviço ou produto.
Técnicas de copy para Instagram
Sabemos que o Instagram é uma plataforma visual, com isso o que chama a atenção dos usuários são fotos e vídeos criativos e com boa qualidade, mas o que sustenta este material é uma legenda bem construída, com uma mensagem clara e uma chamada para ação (CTA) que pode ajudar a alavancar os resultados. Confira algumas dicas!
Conheça seu público
Quando escrevemos algo, devemos pensar em quem vai ler este conteúdo. Por isso, é importante delimitar o perfil da persona e identificar quais as suas “dores” para que o seu conteúdo atenda as demandas desse público.
Impacte no início
O início do copy para Instagram é a parte mais relevante e precisa captar a atenção logo nos primeiros segundos de leitura. Pode apostar em curiosidades, dados estatísticos ou algo que surpreenda e convença seu público.
Demonstre autoridade
Destaque as qualidades e benefícios do seu serviço ou produto, apresentando para os leitores tudo o que pode ser oferecido e os ganhos reais que a aquisição pode trazer para a vida de quem compra.
Aposte em linguagem criativa
A legenda do copy para Instagram pode ter formato de storytelling (contar histórias para criar conexões emocionais entre as marcas e os consumidores), uso de emojis e call-to-actions (CTA) estratégicos e com conteúdo persuasivo.
Use gatilhos mentais
Os gatilhos mentais são ferramentas importantes para convencer o público a comprar ou realizar alguma ação. No copywriting, é muito utilizada para ativar o interesse no leitor, citamos algumas abaixo:
- Escassez – gerar no público a sensação de não perder oportunidades, pode ter efeito ao divulgar baixa disponibilidade de estoque, edições limitadas, bônus para os primeiros compradores, entre outros;
- Autoridade – demonstrar confiabilidade e autoridade diante da concorrência;
- Prova social – busca ativar um senso de pertencimento e de identificação com alguns artifícios como depoimentos de clientes, pesquisas de satisfação ou comentários nas páginas de produtos;
- Novidade – lançar uma nova coleção ou mudança de produtos pode ser um estímulo para ativar o interesse dos clientes;
- Reciprocidade – é o estímulo que pode despertar a sensação de valorização e de reconhecimento, por exemplo um brinde ou amostra grátis.
Inclua sempre um CTA
O call-to-action (CTA) significa chamada para ação e consiste em fazer um pedido, textual ou visual, que atraia o leitor para que ele realize alguma ação. Geralmente é utilizada no final do texto e pode ser uma frase que estimule os comentários no post, interações ou visitas a algum site, por exemplo.
Agora que você já conhece algumas dicas para fazer um copy para Instagram e atrair ainda mais clientes para o seu perfil, que tal compartilhar este conteúdo com os seus amigos?
Texto por Dayanne Pereira – Turma 5
Jornalista, pós-graduada em Comunicação Estratégica e Gestão de Marcas pela UFBA, mestre e doutoranda no Programa de Comunicação e Cultura Contemporânea da Universidade Federal da Bahia (PósCom/UFBA). Ama escrever, fotografar, também é tutora da doguinha Spiral e de algumas platinhas. Experimentar cafés, cozinhar, ouvir músicas, preferencialmente rock, reggae e MPB são suas paixões.
Conteúdos produzidos pelas alunas do Curso de Conteúdo Criativo e SEO da Awalé.