O que é CTA e como usá-lo de forma estratégica ao criar um conteúdo

Não importa se você está chegando no mundo do marketing de conteúdo agora ou se já está imerso nele há um tempo, certamente em algum momento você já se perguntou ou já ouviu alguém perguntar: o que é CTA?

CTA é a sigla utilizada para Call-To-Action, que em português significa “chamada para a ação”. Mas, afinal, o que isso quer dizer?

Para algumas pessoas o CTA é um botão que tem a função de executar uma ação. No entanto, essa é uma estratégia que tem finalidades além da venda de um produto ou da assinatura de uma newsletter.

Essa estratégia pode ser usada para conduzir o usuário a uma ação, mas também tem o objetivo de conduzir o leitor à navegação no seu site ou levá-lo para um próximo passo no funil de vendas.

Mas, como saber usá-las de forma estratégica nos seus conteúdos? Siga nessa leitura para saber mais.

Quais são os formatos de CTAs?

A CTA é uma ferramenta de grande importância para o marketing digital. Ela é bastante utilizada por quem trabalha com estratégias de vendas e anúncios. E, se bem planejada, pode trazer resultados muito concretos para o seu negócio.

Desse modo, antes de partirmos para a prática, é importante saber que existem diferentes formas para aplicar as CTAs no seu conteúdo.

Para que você conheça melhor, listamos 5 tipos. Veja a seguir:

1. Texto

Nesse formato você pode usar frases objetivas e criativas para conduzir ou estimular a ação de quem está lendo aquele conteúdo. Essas frases são geralmente usadas no final de um artigo.

Confira abaixo exemplo:

  • Gostou desse conteúdo? Conta aqui nos comentários se já conhecia os aspectos citados no texto e se conhece mais algum que deseja compartilhar! (Blog Awalé)

2. Hiperlink

É possível adicionar links específicos direcionando a pessoa para uma página de vendas ou, por exemplo, para um local de conversão. O hiperlink pode ser usado também em e-books, e-mail marketing e outros.

Veja exemplo:

  • O que achou desses aplicativos? Para conhecer melhor esses ou outros, acesse as lojas de aplicativos de produtividade pessoal da Apple e Google e escolha os que mais se adequam ao seu negócio. (Blog Awalé)

3. Sidebar

É aquela mensagem que aparece ao lado direito ou esquerdo de um blog. Esse formato pode ser bem atrativo, basta ser direto e usar da criatividade para atrair a atenção do usuário.

Clique para saber o que é sidebar.

4. Botão

Os botões são diretos e práticos. Geralmente se apresentam com frases como “clique aqui’, “baixe aqui”, “concluir compra”, “saber mais”. São muito utilizados em sites, e-commerce, formulários de campanhas e outros.

5. Banner

Esse é um tipo de CTA visual. Nesse formato, a Call-To-Action é apresentada em formato de imagem e ficam expostos, geralmente, na parte lateral ou central de um blog ou site.

Agora que você já conhece alguns formatos fica mais fácil saber qual usar na hora de planejar sua estratégia.

Como saber qual CTA usar?

Antes de escolher qual tipo de CTA você vai usar, é importante saber qual é o seu objetivo ao utilizar dessa técnica. Afinal, a Call-To-Action pode ser usada em diversas plataformas: redes sociais, legendas de publicações, anúncios, e-mails, sites e blogs são algumas delas.

Desse modo, você pode começar fazendo para si mesmo algumas perguntas, como:

  • Quem é meu público alvo?
  • Quais gatilhos mentais posso usar para me aproximar do meu público?
  • Qual é o meu objetivo?
  • Qual estágio do funil de vendas a pessoa que está tendo acesso a esse conteúdo está?

 

Responder perguntas como essas vai ajudar a tomar as melhores decisões na hora de escolher qual é o melhor formato para atingir o seu objetivo. Afinal, existem diversas finalidades ao usar as CTAs, por exemplo:

  • fazer o download de um e-book;
  • realizar inscrições;
  • direcionar o leitor para outros links de um site ou blog;
  • fazer cadastro em uma newsletter;
  • oferecer benefícios para as pessoas que acessaram seu site ou blog.

 

Sabendo qual a sua finalidade, fica mais fácil saber qual formato usar e quais as melhores estratégias para atrair seu público alvo.

Exemplos de usos de CTAs

  • COMPRE BATON!
  • COMPRE BATON!
  • COMPRE BATON!

 

As propagandas utilizam muito desse recurso e são ótimos exemplos para mostrar como essa estratégia se aplica na prática.

Inclusive, existem algumas propagandas de televisão que se tornaram históricas justamente por usarem essa técnica de forma tão bem elaborada que se tornaram inesquecíveis. Um exemplo é a famosa propaganda do Baton Garoto.

Essa foi uma frase que na década de 90 hipnotizou muita gente por aí. A frase é um ótimo exemplo de Call-To-Action. E ela faz o uso de gatilhos mentais, que são estímulos psicológicos utilizados pelo Marketing para despertar no consumidor a necessidade de ação.

Mas, para conseguir despertar o desejo, antes de tudo, você precisa saber para quem está falando. Isso vai ajudar a saber qual a melhor forma de conduzir o público para a ação do seu interesse.

  • RECEBER CONTEÚDO EXCLUSIVO!

Essa é uma mensagem que vocês já devem ter visto ao acessar o conteúdo de um site. É um tipo de CTA banner.

 

  • Gostou desse conteúdo? Clique aqui para acessar conteúdos relacionados.

Esse tipo de CTA geralmente aparece no final de um artigo. Mas, esse formato de texto também pode ser usado em outras plataformas, como por exemplo, legendas de redes sociais. Claro, a forma como o texto irá direcionar a ação deve se adequar a plataforma que está sendo utilizada.

  • FAÇA AGORA A SUA INSCRIÇÃO!

Esses são os famosos e talvez um dos mais conhecidos formatos de CTA: os botões. Estão por todos os lados e qualquer pessoa que tem acesso ao mundo digital já se deparou com um desse. Por exemplo, o “Call” da chamada do celular ou o “adicionar ao seu carrinho” dos sites e aplicativos de compras.

Agora que você já sabe o que é CTA e como usá-la de forma estratégica nos seus conteúdos. Continue navegando aqui no blog da Awalé e saiba também o que é preciso para produzir conteúdos de qualidade.

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