O ebook é talvez uma das ferramentas on-line mais utilizadas em diversas áreas do mercado para conseguir atrair público. Muitas vezes seu conteúdo pode nem ser o que está sendo procurado, porém só o fato de fornecer um material completo e gratuito já é o suficiente para atrair clientes. Um conteúdo bem construído e informativo pode ser decisivo no momento de uma compra para aqueles que estão adentrando em uma área na qual têm pouco ou nenhum conhecimento.
O que é e para que serve um ebook?
De uma forma bem simples, o ebook (ou e-book, como preferir) é um livro digital. Pode ser lido no computador, tablet, celular ou, até mesmo, em leitores específicos para o formato, os chamados e-readers. Seu nascimento veio, primeiramente, de encontro com a necessidade de diminuir o peso que leitores, estudantes e profissionais carregavam por aí quando precisavam sair com seus livros físicos de casa. Assim, ao invés de carregar quilos e mais quilos de materiais impressos, é possível carregar apenas um aparelho do tamanho de um smartphone, por exemplo. Além disso, o ebook apresenta outras características como a possibilidade de leitura no escuro, adaptação de tamanhos e estilos de fontes e uma grande capacidade de armazenamento, mesmo nos valores mínimos de memória. E, se você é daqueles que gosta de fazer marcações e anotações, fique tranquilo que nos ebooks essa função também existe.
Por que integrar o ebook às suas estratégias de marketing digital?
A resposta para esse questionamento é bem simples: é uma maneira informativa e barata de atrair novos clientes. A maioria das pessoas não se importa em informar seu nome e e-mail em troca de um conteúdo bem construído e gratuito. Sem contar que a elaboração de um ebook costuma ser relativamente rápida, envolvendo poucas mãos em suas produção. Durante a idealização, a versatilidade do formato permite que você crie inúmeros formatos e pense até em utilizar até alguma forma de interagir com os usuários.
Quais as vantagens de investir na produção de um ebook?
O baixo custo é apenas uma das muitas vantagens de se investir na produção de ebooks enquanto uma estratégia de marketing. Abaixo, te contamos alguns dos principais motivos para complementar seus processos:
Material que pode ser reutilizado
O ebook é um material que pode ser reutilizado quantas vezes você quiser, das formas que você quiser e em diversas plataformas. As informações contidas nele nunca ficaram completamente inutilizadas. Se for um conteúdo factual, obviamente, ele precisará ser revisto periodicamente, porém provavelmente não terá que ser reformulado do zero.
Aumento de compartilhamento
Um conteúdo bem estruturado, com fontes confiáveis e completo tende a se tornar uma referência, certo? Com seus ebooks baixados por seus clientes em potencial não é diferente. As pessoas têm tendência a compartilhar aquilo que acham bom ou que pode servir para ser utilizado em outros momentos, por outras pessoas. Digamos que uma pessoa x esteja pesquisando sobre práticas de SEO e sua plataforma possui um ebook a respeito.
Após baixar, ler e gostar do conteúdo, essa pessoa guarda seu ebook em uma pasta. Semanas depois, um colega de trabalho está com dificuldades e pede uma referência de como usar melhor ferramentas de SEO. A pessoa que baixou e leu seu ebook indica para esse colega. Futuramente, uma terceira pessoa pede ajuda com SEO ao amigo que recebeu seu ebook de uma colega de trabalho. Automaticamente, ele repassa seu conteúdo e assim por diante.
Captação de leads
Por último, mas não menos importante, temos um dos principais objetivos: a captação de leads. Para você que não sabe, o lead é um cliente em potencial. Ele tem interesse em produtos e serviços do seu segmento, por isso, deve ter chegado até você através de pesquisas. Esse cliente em potencial não se importa, por exemplo, de deixar nome e email cadastrados para recebimento de e-mail marketing em troca de um ebook gratuito, um cupom de desconto ou um mero interesse em receber notificações de atualização do seu blog.
O que um ebook de qualidade precisa ter?
Existem muitas formas de produzir um ebook que converta clientes e aumente a autoridade do seu domínio. Aqui a gente te dá algumas dicas de como fazer isso:
Dicas de como criar um ebook
-
Entenda para quem você fala
Se você nunca ouviu falar em persona, esse é o momento de começar a estudar. A persona é a representação do seu público-alvo, do seu cliente ideal. Nome, idade, condições socioeconômicas, hobbies, profissão, escolaridade são apenas alguns dos tópicos relevantes para saber com quem você irá falar.
2. Paute temas importantes
Depois de saber com quem está falando, você precisa saber o que irá falar. Pesquise quais são os temas relevantes dentro da área que planeja abordar. Busque outros ebooks em domínios com autoridade maior com um conteúdo semelhante ao que você planeja, analise como as informações estão dispostas, a diagramação, os elementos complementares, como imagens, links e referências. Assim você saberá o que funciona e o que não.
3. Crie um conteúdo completo e revise
Após uma busca bem detalhada e de várias fontes, construa um texto que tenha uma linguagem que alcance sua persona com o máximo de informações que você conseguir reunir. Utilize o máximo de elementos visuais que conseguir, como imagens, infográficos e animações, para deixar a leitura mais fluida e simples. Isso também educa seu cliente para reconhecer sua identidade visual. Ao final, não se esqueça de fazer uma boa revisão. Leia atentamente e, se necessário for, peça uma segunda opinião para garantir que está tudo correto.
4. Atualize seu ebook
Um ebook não é um conteúdo que morre após seu lançamento. Se for um assunto factual, mas que pode possuir desdobramentos, é necessário que você acompanhe todas as atualizações para manter o material sempre otimizado e com informações corretas. E, se você ainda está tentando organizar seu conteúdo, entender qual o seu tom de voz, quem são seus clientes, nós também temos dicas para você. Aprenda aqui no blog da Awalé como encontrar o tom de voz que será sua marca registrada.
Texto escrito por:
Mayara Heloísa Santos
Aluna da Turma 4 do Curso de Conteúdo Criativo e SEO
Mentora: Janine Costa
Conteúdos produzidos pelas alunas do Curso de Conteúdo Criativo e SEO da Awalé.