Sabemos que as redes sociais se tornaram grandes aliadas para quem tem interesse em abrir o seu próprio negócio, não é mesmo? Pensando justamente nisso, hoje vamos falar sobre como utilizar o Facebook para empresas.
Ter uma página que se destaque é extremamente importante para alavancar suas vendas nesta plataforma. Com isso, sua marca consegue atrair novos consumidores, além de aumentar a interação e o engajamento com quem já conhece seus produtos.
Para que isso aconteça, é necessário que sua página no Facebook seja otimizada para essas funções!
Se você está se perguntando “como consigo utilizar o Facebook de forma estratégica?” pode comemorar, pois ele possui inúmeras maneiras de ajudar a alcançar o sucesso do seu negócio, e vamos te ensinar como fazer isso!
Vantagens de utilizar o Facebook para empresas
Para que você entenda a dimensão desta rede social, saiba que de acordo com uma pesquisa feita em 2023 pela We Are Social, em parceria com a Meltwater, o Facebook se destacou como a rede social com mais usuários ativos no mundo, somando 2,9 bilhões de contas cadastradas.
E não para por aí: segundo o Instituto Pew, o Facebook é a plataforma na qual as pessoas mais consomem notícias. Assim não dá para negar a sua potência!
Mas caso você ainda não tenha se convencido a utilizar o Facebook para sua empresa, aqui vão outras três vantagens em investir nele, para alavancar de vez a sua marca:
- O Facebook pode ser integrado com o Instagram. Ambos são da Meta, portanto, é possível linkar estas redes sociais e extrair o melhor das duas;
- A função Facebook Insights vai te ajudar a mensurar os dados do seu negócio, conforme as preferências do seu público;
- Através do Gerenciador de Anúncios, é possível criar e acompanhar campanhas de divulgação da sua empresa, e alcançar o público certo com os filtros de direcionamento disponíveis.
Agora, sim, deu para sentir que esta plataforma pode ser a melhor amiga do seu empreendimento, não é?
Para saber como criar esta rede social para sua empresa, continue com a gente!
Aprenda a criar o Facebook para empresas
Antes de qualquer coisa, você precisa ter em mente que criar a Facebook para empresas não é o mesmo que criar um perfil pessoal no Facebook, combinado?!
Entretanto, assim como em todas as redes sociais, para que você consiga criar facebook para empresas, é necessário já possuir uma conta nele. Para isso, você tem duas opções:
- Criar a página a partir do seu próprio perfil na plataforma;
- Criar um perfil para sua empresa.
Para as duas alternativas, pode ficar tranquila, pois o Facebook é superintuitivo.
Se você já possui um perfil, agora, sim, pode criar a página profissional do seu empreendimento.
Para facilitar, vamos fazer um passo a passo?!
- Com e-mail e senha, faça login na sua conta;
- Acesse o link: facebook.com/pages/create ;
- Insira o Nome da Página e a Categoria;
- Clique em “Criar Página”;
- Clique em “Concluir”.
E… Voilà!
Uma vez que você tem um perfil e uma página criadas, podemos partir para a próxima etapa: a personalização dela, conforme o nicho do seu empreendimento. Para isso, é extremamente importante que você entenda sobre o tom de voz da sua marca, pois ele será fundamental daqui em diante.
Para finalizar a criação, você pode personalizar sua página inserindo biografia, foto de perfil e foto de capa. Elas devem conversar com o negócio, para que assim consiga gerar identificação com seu público!
Agora que você já sabe como criar sua página, preparamos 6 dicas incríveis para que você aproveite ao máximo os recursos do Facebook para empresas!
Quer conferir? Continue a leitura!
6 dicas para aumentar o engajamento do Facebook para empresas
A partir de agora, você entrará em uma imersão sobre como utilizar o Facebook para empresas de forma estratégica.
Ou seja, você aprenderá na prática como criar uma presença impactante no universo das redes sociais empresariais!
Está pronta? Vem conferir as dicas com a gente!
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Personalize sua URL:
Você vai notar que depois de iniciar sua página, o Facebook cria automaticamente uma URL baseada em seu nome, com algumas numerações aleatórias.
Com o intuito de que sua empresa seja achada de forma simples, e que seu consumidor tenha uma boa experiência, dê preferência por nomes curtos e sem muitos caracteres (por exemplo: www.facebook.com/awale).
Para mudar sua URL, você só precisará escolher um nome que esteja disponível, e adicionar à sua página. Quer saber como fazer isso na prática? Confira este post sobre como adicionar ou editar um endereço na sua Página do Facebook.
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Insira os marcos importantes da sua empresa:
O Facebook possui uma função chamada “Marcos”, a qual possibilita que você insira as maiores conquistas do seu negócio, como, por exemplo, os prêmios recebidos, ou eventos importantes que sua empresa participou.
Faça isso ao personalizar sua página! Lembre-se que ela é sua vitrine, e ao demonstrar seriedade através desta função, você encanta ainda mais o seu público.
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Inclua o botão “Call to Action”:
Uma das formas de conseguir agilidade e boa experiência em sua página, é utilizando o botão Call to Action.
Essa funcionalidade permite que você convide seu público para fazer alguma ação somente com um clique, como, por exemplo, comprar e cadastrar.
Para quem visita sua página, a função ficará disponível na parte superior inicial!
No Brasil, a função leva o nome de “chamar para ação”, e pode ser direcionada para qualquer outra página, dentro ou fora do Facebook. Legal, não é?
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Crie postagens fixadas:
Outra função superinteressante do Facebook, é a possibilidade de fixar as publicações que você fez.
Sabe aquele post que viralizou, teve um engajamento incrível, ou até mesmo a publicação que você fez para apresentar sua marca? Pois é! Ao fixar, ela será a primeira a aparecer para qualquer consumidor que visite sua página.
Portanto, utilize essa função com sabedoria, e saiba que essa é uma ótima estratégia para conseguir novos clientes, e apresentar sua empresa para quem visita a página.
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Programe mensagens automáticas:
Se uma pessoa envia uma mensagem para o chat da sua empresa, podemos entender que neste momento já existe uma possível intenção de compra, certo?
No Facebook, você consegue programar mensagens automáticas para responder ao seu público, no momento que sua empresa for acionada!
Utilize essa ferramenta para otimizar seu tempo de resposta, e assim ganhar agilidade no dia a dia. Você pode incluir o horário de funcionamento, principais dúvidas, e outros tópicos relacionados ao seu negócio.
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Faça postagens com frequência:
A organização é essencial para que sua empresa esteja presente de forma efetiva no Facebook, mas, além disso, gerando lucros também.
Fazer postagens é a maneira perfeita para que você consiga cativar sua audiência, e consequentemente aumentar o engajamento da sua página!
Para isso, entenda um pouco mais sobre estratégia de conteúdo, e tenha em mente que existem várias possibilidades de alcançar seus consumidores. Coloque em prática as dicas:
- Publique conteúdos relevantes e que conversem com seu nicho;
- Poste conteúdos visuais, pois essa é uma das formas que mais engaja e aumenta seu alcance. São válidas fotos, vídeos, infográficos, e etc.
- Aposte na sua criatividade, e capriche nas legendas de seus posts, pois elas serão apoio dos conteúdos visuais. Para isso, pode utilizar os gatilhos mentais.
- Para finalizar, você pode utilizar a função do Marketplace para divulgar sua marca, e alcançar novos consumidores! Confira este post sobre o Marketplace para empresas, e entenda melhor esta função incrível.
Ah, lembre-se que, assim como outras redes sociais, o Facebook para empresas também passa por várias atualizações. Por isso, esteja sempre antenada para conseguir aproveitar ao máximo esta rede social.
Ufa!
Ao chegar até aqui, você entendeu que, se utilizado de forma estratégica, o Facebook pode ser o melhor amigo do seu negócio!
Que tal utilizá-lo para potencializar seu empreendimento? Ao criar sua página, verá que existe um mundo de possibilidades para explorar!
Boa jornada!
Texto por Helena Smith – turma 5
Bacharela em Serviço Social pela Universidade Federal do Pará, Helena é uma mulher paraense que faz parte da comunidade LGBTQIA+. É encantada desde sempre pela escrita, e pelo poder que ela tem de conectar pessoas! Além disso, também é mãe de pet & plantas, amante do samba e do reggae, entusiasta da cozinha e apaixonada por cafés.
Conteúdos produzidos pelas alunas do Curso de Conteúdo Criativo e SEO da Awalé.