Gestão financeira para freelancers: 5 dicas para otimizar o seu negócio

gestão financeira

Poder ter liberdade para fazer seus horários, trabalhar de casa ou em algum café charmoso pela cidade, decidir quanto vai receber pelo seu trabalho, organizar sua agenda de acordo com suas necessidades, etc, é uma realidade de muitos brasileiros que atuam como freelancer no Brasil.

No caso, existem 25,7 milhões de pessoas que trabalham por conta própria, recorde na série histórica, conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Pnad (2022).

Esse número se deve, em parte, pela pandemia de COVID-19, que mudou muito o cenário do mercado de trabalho, fazendo com que muitos profissionais optarem por esse modo de trabalho por necessidade ou adaptação. 

Mas todos esses pontos vêm acompanhados de grandes responsabilidades e preocupações, como a necessidade de uma gestão financeira eficiente, o que demonstra o infográfico abaixo: 

 

Fonte.

Ao ter uma renda variável, a organização do tempo e das finanças é um desafio importante para o sucesso e a saúde financeira dos profissionais, pois, como não estão amparados por empresas e/ou empregadores formais, caso algum imprevisto aconteça, é exatamente o resultado dessa organização que vai garantir uma maior tranquilidade.

Com os avanços do mundo tecnológico e da internet, os freelancers podem contar com diversas opções de ferramentas que auxiliam na manutenção do seu estilo de trabalho, tornando-o mais eficiente.  

Neste texto, iremos abordar algumas dicas práticas para tornar a gestão do seu negócio mais fácil e acessível, para que você obtenha sucesso a longo prazo com os seus projetos. Leia até o final e aprenda como ter estabilidade e segurança a médio e longo prazo.

Dicas de como ter uma gestão financeira eficiente

Faça anotações:

Parece óbvio, mas todo profissional que pretende ter controle sobre seu negócio precisa fazer anotações em relação a seus gastos e ganhos. Como nem sempre existe um recurso completo de registros nas mãos, essas anotações podem ser feitas pelo aplicativo de notas no celular, no computador, ou mesmo em um caderno específico para esses registros. 

Separe suas contas pessoais das contas empresariais:

Uma dica valiosa que não pode faltar quando se fala em finanças para negócios é essa, pois um grande erro de pessoas que têm empresas é misturar as contas e acabar perdendo o controle do que está sendo gerado ou retirado. Sendo assim, é muito necessário que essas contas sejam separadas, o que é muito mais fácil e menos burocrático com os bancos digitais. 

Use aplicativos para organizar as tarefas e fazer sua gestão financeira:

Um profissional que não é produtivo acaba perdendo muitas oportunidades de prospectar novos clientes e, assim, conseguir mais trabalhos. Atualmente é possível encontrar vários aplicativos que podem ser úteis, como:

  • -Trello: plataforma de gerenciamento de projetos online flexível e intuitiva. Ele usa um sistema de quadros, listas e cartões para permitir que indivíduos e equipes organizem suas tarefas e projetos.
  • -Toggl: Permite que os usuários registrem o tempo gasto em tarefas e projetos de forma simples e precisa. Além disso, o Toggl fornece relatórios detalhados que ajudam a analisar como o tempo é gasto, o que é valioso para freelancers, bem como ajuda a calcular o valor da hora de trabalho para cobrar dos clientes um preço justo competitivo.
  • -Qip: É um app criado pelo SEBRAE em parceria com a empresa BUSCAPÉ para ajudar microempreendedores, profissionais liberais e freelancers a administrarem suas finanças de forma mais profissional. Com ele, é possível controlar vendas e recebimentos, identificar inconsistências de registros, verificar se há pagamentos ou recebimentos pendentes e encontrar funções como, controle de fluxo de caixa, emissão de notas fiscais online, geração de DAS, de fatura, de boleto online e muito mais. 

Tenha uma reserva de emergência e planeje sua aposentadoria:

Essas dicas são extremamente importantes para manter a estabilidade e tranquilidade do profissional freelancer, afinal, como dito no início do texto, esse modo de trabalho não tem uma garantia de recebimentos, como um profissional CLT, por exemplo. Sendo assim, pensar a longo prazo é uma das coisas que não se pode deixar de lado para uma gestão financeira de excelência e que permita um crescimento sólido.

Faça seu Planejamento Tributário corretamente:

Uma questão muito importante para a saúde financeira do freelancer e/ou profissional autônomo é ter conhecimento sobre planejamento tributário e suas aplicações. De início, esse tópico pode assustar um pouco, mas ter esse entendimento pode fazer com que o profissional evite problemas com a Receita Federal, por exemplo. Esse planejamento nada mais é do que fazer uma análise detalhada das suas despesas/ganhos, seu ramo de atividade, e declará-los de forma correta para estar conforme a legislação brasileira.

Alguns dos benefícios de fazer o planejamento são: redução no pagamento de impostos, isenções fiscais (dependendo da área em que atua) e evitar processos por conta de sonegação de impostos. Com os custos tributários reduzidos a empresa pode se tornar mais competitiva no mercado por conseguir investir em outros setores etc… E caso você não tenha experiência, pode contratar um contador para te auxiliar em todo esse processo.

Ao aplicar essas dicas no seu dia a dia, você estará pronto para fazer da sua gestão financeira uma grande aliada do seu sucesso e estabilidade tanto pessoal quanto profissional. Que tal colocá-las em prática e alavancar seus negócios em busca das suas metas e realizações!? 

Texto por Natany Nascimento –  turma 5 

Estudante de tecnologia em marketing digital, Natany é grande amante das mídias sociais e sempre que pode esta conectada e procurando coisas novas para aprender! Mora em São Paulo e ama passar o tempo com a família e os amigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curso exclusivo para mulheres negras e indígenas

Formação de Social Media

E-book gratuito

Assine a nossa newsletter!