Ghost Writer: o que é e como ganhar dinheiro sendo uma escritora fantasma

Dentro da área profissional  de escrita existem inúmeras possibilidades. Uma delas é atuar como Ghost writer. Traduzido do inglês, o termo  significa escritor fantasma. É a pessoa que produz os mais diversos tipos de conteúdo, sem assinar,  cedendo seus direitos autorais sem ganhar os créditos por suas publicações.

Como ser remunerada sendo Ghost Writer

Existem duas possibilidades principais para trabalhar como Ghost Writer: como freelancer ou dentro de empresas. Como freelancer, de forma independente, ganha-se por produção textual. É altamente requisitado por agências de publicidade, por exemplo. A outra, não menos comum, é estar dentro de empresas, escrevendo sob assinatura dos seus superiores, com contrato de trabalho formal.

Quais são as habilidades necessárias para se tornar uma Ghost Writer?

    1.Gostar de ler e escrever

São duas técnicas que ampliam a criatividade, além de fornecer experiência e visibilidade à escritora fantasma, produzindo, assim, um bom portfólio.

    2.Possuir ética e discrição

Como toda escritora fantasma que se preze, é necessário que a Ghost Writer  mantenha o anonimato e cumpra com os serviços contratados.

    3.Ter facilidade de comunicação e bom relacionamento

A profissional deverá ter empatia e compreender bem a pessoa que contratou seus serviços, evitando falhas na entrega.

Como se preparar para entrar nesse mercado?

Há uma alta  demanda por serviços da Ghost Writer. Agora que você já conheceu as características dessa profissional, separamos mais algumas dicas de como se tornar uma:

    1.Tenha um portfólio

Crie diariamente publicações nos mais variados portais de escrita, como blogs ou redes sociais, ou escolha uma ferramenta para desenvolver seu portfólio. 

   2. Invista no seu marketing pessoal

Ofereça seus serviços aos amigos próximos e potenciais clientes que possuam demandas de Ghost Writer. Grande parte das empresas estão presentes nas redes sociais. Uma delas é o LinkedIn, na qual é possível pesquisar por vagas como essa.

  3. Cadastre-se em sites de divulgação de freelancers

Muitas áreas precisam de profissionais qualificados e buscam plataformas que ofereçam este serviço. Essas ferramentas possibilitam que o Ghost Writer conquiste novos clientes.

  4. Desenvolva o hábito da leitura

Consuma conteúdos nos mais diversos formatos, como:  livros, posts, artigos ou matérias.  Assim, você amplia seu conhecimento sobre os mais variados temas. 

 

Texto escrito por

Maria Idalina Pinto
Aluna da Turma 4 do Curso de Conteúdo Criativo e SEO
Mentora: Samira Moratti

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curso exclusivo para mulheres negras e indígenas

Formação de Social Media

E-book gratuito

Assine a nossa newsletter!