Representatividade Negra: 10 influencers negras para seguir hoje mesmo

influencers negras

Muito mais que marketing, os influenciadores digitais têm ficado cada vez mais em ascensão para representar marcas, ou abordarem assuntos de diversos nichos. Como é o caso das Influencers negras que conseguem atingir e representar um público negro que ainda precisa ser lembrado como importante para consumo.

Além disso, conhecidos os influencers são conhecidos como criadores de conteúdo ou blogueira (os) que geram sua renda através de redes sociais como: Youtube, Instagram, Tiktok, Twitter e Facebook, levando o Brasil a ser um dos países com mais impacto desses influencers. Marcas que contam com esses profissionais conseguem mais alcance e visibilidade em seus produtos e/ou serviços oferecidos.

Eles trazem grande relevância no poder de consumo e poder de decisão. Você consegue encontrar influenciadores de: beleza, saúde, esporte, música, moda, estudos, alimentos, vestuário, viagens, entre outros vários segmentos.

Prova disso, é a  pesquisa Opinion Box, que corroboram o estudo da Statista, principal referência no planeta a respeito de dados relacionados ao mundo digital.

De acordo com o Statista Global Consumer Survey, o Brasil ultrapassou a China e se tornou o país onde a influência digital exerce maior impacto sobre o público consumidor.

Até 2019, cerca de 40% dos chineses afirmam ter sido influenciados em suas decisões de compra por influenciadores digitais, contra 36% dos brasileiros.

Já em 2021, houve uma inversão no ranking. Durante o período da pandemia, a ação dos influenciadores retrocedeu entre os chineses, chegando aos 35%.

Enquanto isso, no Brasil, o número de pessoas que compraram algo por causa do trabalho de influenciadores superou os 40%, fazendo com que os consumidores brasileiros se tornassem os mais impactados por influência digital no planeta.

Mas por que é importante falar de influencers negras?


Um influencer é uma pessoa que tem o poder de afetar a decisão de compra do outro por meio de seu conhecimento, autoridade ou mesmo pela sua posição de respeito perante seu público.

A internet concedeu o poder e liberdade de influência que até pouco tempo era exclusiva da galera das mídias tradicionais, como televisão, rádios e jornais. E isso é muito significativo. 

E é ai que entra a  representatividade, num espaço para todos, hoje vemos com mais frequencia e visibilidade influencers negros que abordam assuntos que aproximam a realidade de vários.

Nesse ponto tocamos até mesmo na auto estima, que é outra coisa que os influenciadores tem poder midiático.

Com discursos sobre aceitação e empoderamento, eles dão dicas de cabelo, vestimenta, cultura e servem de espelho para aquelas que buscam uma figura para se identificar. 

Elas buscam mostrar como a negritude é plural e diversa, tendo em vista que as experiências individuais devem ser valorizadas. Essas influenciadoras usam seus relatos de vida, em que o preconceito racial sempre esteve presente e com isso colaboram no processo de instrução racial, seja no âmbito pessoal, profissional ou comercial. Além de aproveitar o espaço democrático das redes para falar diretamente com sua audiência. 

É um público em sua maioria feminino que falam de comportamento, expõem seus trabalhos, vendem os próprios produtos e fazem campanhas publicitárias. 

Essa nova realidade, mostra também as produtoras de conteúdo negras como relevantes e capazes de impactar de maneira efetiva a presença de uma marca, principalmente aquelas que estejam alinhadas com os discursos da comunidade negra.

Conheça alguns perfis  de influencers negras para seguir

@julianaluzie : que trás humor através de dicas de beleza e cuidados com os cabelos crespos.

@michelepassa: ela aborda assuntos de moda, família e cotidiano.

 

@gabidepretas: ela trás uma abordagem sobre autoestima da mulher negra, tem um podcast que trata diversos assuntos e recentemente tem abordado em seu canal do Youtube assuntos sobre adoção.


@irlaineee: pioneira no mundo das laces , as perucas modernas, Irlaine Tavares tem mostrado também sua experiência como empresária que cresceu de baixo.


@josyramos: aborda a moda fora dos padrões bem colorida e também tem um conteúdo de viagens com a blogueira @euninagabriela.

@nathfinaças: quando o assunto é dinheiro, poupança e conhecimento em investimentos, pode contar com a Nath, ela também tem um livro sobre o assunto que descomplica o hábito de guardar dinheiro.

@tashaokereke e @tracieokereke: as gêmeas que tem deslanchado o mundo do rap, representando as mulheres e meninas da favela.

@elenportugal: dançarina que ensina várias coreografias nas redes sociais.

@biancadellafancy: DJ e drag queen que fala sobre maquiagem, estilo de vida, aceitação e preconceito, abordando temas LGBTQIA+ e pautas sobre negros. Inspirada em RuPaul, usa a influência para inspirar jovens.

Saiba mais sobre como se tornar um influencer

Texto por Jaice Balduino

Tenho 26 anos, sou Jornalista e MBA em Marketing e Redes Sociais, produtora de conteúdo digital de forma independente, e sub editora digital na Revista Raça. Me comunico de várias formas, tanto que transformei meu Instagram em um perfil de dicas, você pode conhecer um pouco melhor de mim no meu perfil @dicasdajaice.

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