Desde as escadas rolantes até a revolucionária invenção dos automóveis. A criatividade humana sempre se superou na busca por tecnologias que facilitem nossas vidas. E ao longo do tempo, elas foram moldadas e aprimoradas, tornando-se indispensáveis e essenciais em nosso cotidiano. Mas, não pense que é só isso.
Assim como as grandes invenções já criadas, a inteligência artificial surge e traz consigo infinitas possibilidades e impactos positivos. A cada dia que passa, essa tecnologia ganha novos contornos e aplicações inimagináveis. De acordo com Insper, a IA está em diversas áreas, como “a medicina, o agronegócio, o marketing, o entretenimento, o judiciário, o setor automotivo e muitas outras, utilizam a inteligência artificial.”
Pensando nisso, no conteúdo de hoje mostrarei a você algumas aplicações da inteligência artificial. E acredite, você pode ter usado ela hoje, mesmo não sabendo. Quer saber onde ela está presente? Continue a leitura e se surpreenda!
Leia: Pesquisa por voz: ela vai mudar a forma como criamos conteúdo?
O que é inteligência artificial?
A inteligência artificial, conhecida comumente como IA ou até mesmo como AI (em inglês, artificial intelligence), é um campo que faz parte do ramo da ciência da computação.
Segundo a Computer Weekly, o propósito da IA é desenvolver sistemas, programas e máquinas capazes de realizar tarefas que, até então, eram exclusivas da mente humana. Em outras palavras, a IA visa simular as habilidades humanas de raciocínio, aprendizado, tomada de decisões e resolução de problemas.
O objetivo é tornar o nosso cotidiano mais fácil e eficiente, além disso, ela tem o potencial de revolucionar a maneira como vivemos e interagimos.
Quais são as aplicações da inteligência artificial no dia a dia?
-
Auxílio nas tarefas diárias com assistentes pessoais
Siri, Google Assistent ou até mesmo a Alexa. Sei que você já teve contato com uma dessas, não é verdade?
Essas são apenas alguns exemplos das tecnologias mais presentes em nosso cotidiano atualmente. Baseadas e criadas a partir das IAs, elas conseguem responder nossas perguntas, nos fornecer informações úteis, tocar músicas, definir lembretes e até mesmo controlar a iluminação de uma casa inteira.
-
Recomendações personalizadas nos serviços de streaming
Já as plataformas de streaming como Spotify e Netflix, usam a IA de uma maneira inteligente para analisar nosso comportamento. Isso significa que a tecnologia está observando quais músicas ou filmes você gosta, quais gêneros te interessam e até mesmo quais artistas ou atores despertam sua atenção.
Com um objetivo claro: as recomendações personalizadas a partir do seu gosto pessoal. É isso mesmo, a IA trabalha nos bastidores para oferecer conteúdos que tendem a nos agradar, tornando a nossa experiência de entretenimento mais cativante e envolvente.
-
A autonomia através dos veículos
Imagina só, você sentada em um carro sem a necessidade de conduzi-lo, apenas ouvindo uma música e curtindo a paisagem enquanto a IA toma conta de tudo! Incrível, não é?
Aqui em nosso país, isso já é realidade! Os carros autônomos estão pelas estradas e ruas, graças aos avanços das tecnologia e das grandes marcas que estão inovando neste cenário. Especialistas destacam no blog Le Wagon que, a Tesla é uma das marcas mais valiosa no mundo dos automobilísticos, sendo referência na fabricação de automóveis que operam sem a necessidade de motoristas humanos.
-
Diagnóstico e tratamentos de doenças
No ramo da medicina, a IA está revolucionando o diagnóstico e os tratamentos de doenças.
Com seus avanços cada vez mais significativos, hoje as IAs têm um papel fundamental, auxiliando na análise de diagnósticos precisos, processando informações em grande volume e fornecendo, assim, tratamentos personalizados. Além disso, a utilização da tecnologia nessa área é usada para agilizar a pesquisa médica e acelerar o desenvolvimento de novos medicamentos.
Os benefícios da inteligência artificial no marketing digital
Já no contexto do marketing digital, podemos encontrar diversas aplicações. Sabe aquelas mensagens “automáticas” que são respondidas após enviarmos uma dúvida? Ou até mesmo aquelas imagens geradas por meio de comandos?
Pois é, o chatbot é um exemplo disso, comumente encontrado em sites, redes sociais e até mesmo no atendimento. Os chatbots que fazem o uso de IAs, buscam fornecer suporte ao cliente em tempo real, respondendo às perguntas de forma inteligente e realista.
Já a LuzIA é a mais nova inteligência artificial integrada ao WhatsApp e Telegram que chegou ao Brasil recentemente. De acordo com dados da TechTudo, até o momento a assistente virtual já alcançou cerca de 2 milhões de usuários em menos de um mê de funcionamento aqui no país.
Com sua capacidade avançada, a LuzIA é capaz de transcrever mensagens de voz, criar imagens a partir de comandos, traduzir, planejar uma viagem e até mesmo te ajudar com alguma receita.
Inteligência artificial: uma aliada para o futuro
A inteligência artificial pode nos proporcionar um mundo de infinitas possibilidades, muito além das que citei aqui para você. A Oracle destaca que não há limites para onde a inteligência artificial pode nos levar.
Por mais que esses avanços venham cada vez mais se fazendo presente em nossas rotinas e mudando a forma como vivemos, nós seres pensantes não podemos nos acomodar. Assim, precisamos aprender a utilizar de uma forma consciente e com cautela.
Os profissionais devem se concentrar em aprimorar suas habilidades e adaptar-se às demandas do mercado. A inteligência artificial pode ser considerada uma poderosa aliada para o futuro do trabalho. Embora algumas tarefas rotineiras possam ser automatizadas, criando assim novas oportunidades e inovações.
Texto por Crislaine de Oliveira Souza Leite – turma 5
Pós-graduada em Gestão e Marketing Digital pela UCDB, Crislaine tem paixão pelo marketing e pela comunicação textual. Além disso, ela gosta de se conectar com pessoas e trocar experiências e conhecimentos. Sua dedicação em aprender coisas novas, reflete na sua crença de que a comunicação é uma ferramenta poderosa, e que pode transformar o mundo.
Conteúdos produzidos pelas alunas do Curso de Conteúdo Criativo e SEO da Awalé.