Também conhecida como “monomito”, a jornada do herói é um método de storytelling muito utilizado para atrair pessoas e deixá-las envolvidas com sua narrativa.
A trajetória é sempre composta por um personagem comum que passa por alguns desafios, tornando-o um herói no desfecho dessa história. Nessa jornada o personagem sai de sua zona de conforto e recebe sua recompensa e reconhecimento no final.
Quem foi seu criador
A jornada do herói surgiu através do apaixonado pela mitologia e antropólogo Joseph Campbell. Em seu livro O herói de mil faces, ele trouxe essa ideia de que existe uma receita para a criação de histórias, em que o personagem irá passar por uma sequência de acontecimentos desafiadores, a fim de encerrar a narrativa como um herói.
Você consegue imaginar como esse personagem viraria o rumo da sua história? Para isso a composição de jornada do herói era dividida em 3 etapas:
- Partida: o momento em que nosso herói começa a sua trajetória e rompe com o conhecido se aventurando no caminho desconhecido.
- Iniciação: esse momento é onde o personagem passa por várias etapas, perrengues e testes que surge com o intuito de desviar sua atenção, até conseguir concluir o seu objetivo final.
- Retorno: as dúvidas irão surgir durante o percurso, e os pensamentos do retorno para o mundo antigo também. Nessa fase o herói passa por um período de conexão consigo mesmo com o auxílio de algo místico. E no fim, perde o medo e volta para o presente.
Após a análise de O herói de mil faces de Campbell, o roteirista Christopher Vogler produziu uma adaptação da jornada do herói, utilizando todo o conceito mitológico e arquétipo de Campbell, para o desenvolvimento de uma boa história. Essa adaptação recebeu o nome de A jornada do escritor: Estrutura mítica para escritores, que foi utilizada em filmes de grande bilheteria nos cinemas – como Matrix e O Senhor dos Anéis.
Mas afinal, qual é o objetivo da jornada do herói?
Atualmente existem milhares de conteúdos na internet, portanto é preciso alguns meios para conseguir maior destaque. Uma pesquisa da Forbes mostra que 79% das pessoas somente escaneiam uma parte de um texto e não lêem um conteúdo por completo.
Portanto, o objetivo principal é atrair a atenção do público, gerar entretenimento e despertar interesse para consumirem uma história por completo.E em prática dá muito certo, visto que esse método conquistou enredos que são conhecidos pelo mundo todo.
Jornada do herói: como contar uma boa história em 12 etapas
A jornada do herói será composta por 12 passos e aqui vamos te ajudar a entender cada um. Você pode utilizá-los como um guia e se tornar um ótimo narrador de histórias.
1. O mundo comum
Nesse primeiro ato é apresentado o personagem, suas características, defeitos e qualidades de modo, com que o público se identifica com ele. É possível reconhecer que existe algo errado ali, apesar da vida ser bem monótona e cotidiana.
2. O chamado à aventura
Podemos dizer que o enredo começa aqui. Esta etapa é o momento responsável por despertar – ou não – o interesse na aventura, fazendo a outra pessoa continuar ali acompanhando a trajetória. O personagem é chamado para cumprir uma missão que pode decidir o futuro da sua vida, do local onde mora ou a vida das pessoas que ele ama. É designado um papel que o faça sair completamente da sua zona de conforto e de sua vida monótona.
3. Recusa do chamado
Geralmente essa etapa é passada brevemente e representa o momento de insegurança e incertezas do personagem do que está por vir.
4. Encontro com o mentor
Este é o momento em que uma pessoa – ou força maior é apresentada ao personagem, dando a ele o suporte e a coragem para enfrentar o desafio. Essa representação convence de que é possível vencer os objetivos.
5. A travessia do primeiro limiar
O primeiro desafio do nosso herói está por começar. É o período em que ele cruza a barreira do mundo que estava habituado com o novo que está por vir. Para isso, o personagem adquire uma habilidade ou descobre algum segredo que muda o sentido de tudo e deixa o enredo ainda mais divertido de acompanhar.
6. Testes, aliados e inimigos
Como o próprio nome já diz, durante a aventura surgem alguns aliados que acreditam no propósito da jornada do herói, mas também irão surgir aqueles que vão fazer de tudo para atrapalhar. Esses testes fortalecem o personagem para chegar na etapa final muito mais motivado e preparado.
7. Aproximação da caverna secreta
Os medos surgem novamente entrelaçados com a insegurança. Esse é um momento mais calmo e reflexivo do personagem. Já dá pra sentir que a etapa final está se aproximando – não é mesmo? As expectativas do público estão lá em cima para que algo aconteça.
8. Provação
E chegamos no momento mais difícil na jornada do herói. Foi necessário juntar toda a experiência e habilidade conquistada na sua trajetória para enfrentar esse desafio maior. É uma fase tão intensa que o protagonista passa por uma experiência de quase morte, mas que no fim dá tudo certo.
9. Recompensa
O herói recebe uma recompensa pelo que foi feito, podendo ser algo de valor ou material, e isto faz com que o público se orgulhe e acredite que teve um merecimento depois de tantas etapas vencidas.
10. O caminho de volta
Depois de um caminho turbulento, de tanto aprendizado e conquistas, o herói retorna para o mundo comum cheio de reflexões e com sentimento de missão cumprida. Pode acontecer do protagonista passar por algumas situações para ter certeza de que ele aprendeu com os ensinamentos.
11. Ressurreição
Lembra do inimigo que citamos no passo 6? Pois é, ele está de volta. Quando achávamos que estava tudo bem surge o desafio final. O herói precisa mais uma vez colocar em prática tudo o que aprendeu para conseguir voltar ao mundo comum com segurança.
12. Retorno
Finalmente o herói consegue retornar ao mundo comum finalizando todo esse enredo. Ele representa força, coragem e sucesso por ter enfrentado cada desafio.
Durante a leitura dessas etapas passa uma sequência de vários filmes e livros na cabeça, que possuem um enredo nesse esquema, não é mesmo? A jornada do herói é muito utilizada por vários roteiristas para prender a atenção do público do início ao fim.
E agora, como aplicar a jornada do herói no marketing?
Aprendemos tudo isso e chegou o momento de colocar em prática esse método no marketing. Primeiro devemos identificar qual a sua persona e transformar o lead no herói da história.
É necessário identificar o problema e trazer esse cliente para o reconhecimento de que existe algo que precisa ser solucionado.
Como no enredo, o consumidor pode apresentar resistência na compra, e é este o momento de demonstrar uma posição diferente para a solução que foi proposta.
No passo 8 da jornada do herói, o personagem enfrenta um grande desafio depois de passar por todas aquelas experiências. E resulta na expectativa pela decisão de compra – a batalha final.
Se você chegou até aqui, vamos te presentear com um exemplo de campanha, na qual foi aplicado a estrutura da jornada do herói para o marketing.
Uma empresa de cosméticos realizou uma campanha em 2021, que retrata o que vivemos em momentos de pandemia. Através da narrativa, é possível sentir uma conexão com o que está sendo passado. Cada cena é uma imagem diferente de toda a trajetória da pandemia, mostrando os momentos de isolamento até a chegada das vacinas.
E por fim, a empresa representa as pessoas como vencedoras de todos os desafios que enfrentaram durante essa fase, e expõe uma recompensa, que é poder se reunir com a família e sentir os cheiros dos produtos do O Boticário encerrando a jornada do herói.
Lembrou de alguma campanha que aplica esse método? Compartilhe nos comentários.
E para se aprofundar ainda mais nas estratégias ao criar um conteúdo, saiba O que é CTA e aprenda o melhor modo para utilizá-lo.
Texto escrito por:
Catharine Barbosa
Aluna do Curso de Conteúdo Criativo e SEO
Mentora: Miriam Amorim
Conteúdos produzidos pelas alunas do Curso de Conteúdo Criativo e SEO da Awalé.