Saber como lidar com clientes nem sempre é tarefa fácil, especialmente para quem está começando a trabalhar como redatora freelancer e ainda não sabe estabelecer limites e critérios importantes para manter uma relação equilibrada e profissional.
A relação entre redatora de SEO e cliente vai além de entregar um trabalho de qualidade, saber usar as técnicas de escrita e seguir as exigências e recomendações propostas.
Quando você trabalha diretamente com o cliente, é importante que saiba como criar bons relacionamentos (networking) para que tudo flua da melhor forma. Afinal, quando alguém gosta do seu trabalho, pode indicar você para outras oportunidades.
É importante se atentar para que a comunicação seja de fácil entendimento e objetiva, para que os limites não sejam ultrapassados e não haja trabalhos excessivos ou prejuízos para nenhuma das partes.
Se você chegou a esse texto com o desejo de saber dicas de como criar uma boa relação com clientes, siga na leitura que preparamos este conteúdo para você.
Como encontrar os primeiros clientes?
Antes de pensar em como lidar com clientes, ou seja, com as pessoas que contratarão seu trabalho, é preciso conquistar os primeiros projetos. Ou seja, saber como conquistar os clientes.
Atrair pessoas interessadas no seu trabalho envolve muito mais do que apenas transmitir uma boa imagem. Mais que uma boa propaganda, é indispensável que se tenha atitudes como:
- ter um bom portfólio ou, pelo menos, um LinkedIn atualizado;
- participar de grupos no Facebook ou em outras redes sociais que costumam divulgar vagas na área;
- buscar plataformas para redatoras freelancers;
- escuta atenta às demandas que estão sendo solicitadas;
- organização e compromisso.
Agora, tão importante quanto atrair clientes é saber como tratá-los após sua chegada. Por isso, adote posturas que vão ajudar a criar uma relação de boas trocas profissionais.
A otimização do seu tempo de produção, por exemplo, é um dos benefícios de conseguir estabelecer uma boa relação com seus clientes.
Quando você consegue ter uma comunicação assertiva, as chances de você precisar refazer trabalhos são muito menores. Além disso, construir trocas positivas e produtivas evita perda de tempo, desconfortos e aumenta a sua rede de contatos.
Quer saber como fazer para criar e cultivar boas relações com clientes? A seguir, listamos algumas dicas.
8 dicas de como lidar com clientes sendo redatora freela
1. Entenda quais são os objetivos do seu cliente
O primeiro passo para entregar um trabalho de qualidade é entender o que está sendo solicitado. Então, tenha bastante atenção às “dores” do seu cliente, faça anotações sobre suas exigências e confira com cuidado o briefing do texto.
Aliás, se tiver alguma dúvida, não tenha medo de perguntar! É comum o medo de parecer “insegura” ou “a redatora chata que faz mil perguntas”, mas muitas vezes esse temor não tem nada a ver com a realidade.
Se você ouviu o cliente, leu atentamente o briefing e não entendeu, é seu dever perguntar. Isso demonstra comprometimento e vontade de entregar um bom conteúdo. Ou seja, a impressão que você vai deixar pode ser muito positiva.
2. Alinhe as expectativas
Após uma escuta atenta, seja honesta sobre suas possibilidades para não existirem expectativas que não possam ser atendidas e para que as exigências não passem dos limites.
Seja bastante transparente, por exemplo, sobre prazos, disponibilidade para entregas e valores. Se for o primeiro contato com aquele cliente, é importante entender quem é a persona, qual o tom de voz e outras questões que devem ser alinhadas nas trocas iniciais.
3. Comunique-se de maneira objetiva
A comunicação assertiva e objetiva é um fator muito importante porque otimiza o tempo de todos os envolvidos e faz com que as coisas fiquem bem estabelecidas.
Você só vai conseguir saber se realmente o cliente entendeu, perguntando. Por isso, existem algumas perguntas que podem ser feitas com o objetivo de deixar as coisas explicitas.
- Você entendeu?
- Ainda existe algo que queira perguntar?
- Tem alguma exigência?
4. Demonstre profissionalismo por meio de suas atitudes
Ser organizada e comprometida é indispensável para manter uma relação de trabalho tranquila e produtiva, não apenas com os clientes, mas consigo mesma.
Organização é fundamental para que as demandas de trabalho sejam cumpridas e as expectativas sejam atendidas.
5. Saiba gerir seu tempo e cumpra os prazos
Nenhum cliente gosta de fechar negócio com pessoas que não conseguem cumprir os prazos acordados. Isso pode causar transtornos imensos em diversos setores de uma empresa.
Por exemplo: atraso de lançamentos de campanhas, perdas de vendas, solicitações de trabalhos urgentes em cima da hora para suprir um prazo que você não cumpriu. Além de tudo isso, não cumprimento de prazos transmite uma impressão de falta de responsabilidade e comprometimento.
Existe um ditado que diz que “tempo é dinheiro” e ninguém gosta de perder dinheiro, não é? Então, saiba administrar o seu tempo para que isso não cause prejuízos a ninguém.
6. Mostre que você se importa com as necessidades do seu cliente
Embora pareça uma dica muito óbvia, esse é um ponto em que muitas pessoas nem pensam, mas que pode ser um diferencial.
Demonstrar interesse pelo cliente, pelo seu negócio e por suas necessidades é algo importante para que ele sinta confiança no seu trabalho.
Por exemplo, se você encontrou uma pesquisa/dado/notícia interessante relacionada ao negócio do seu cliente e que pode render novos títulos e ideias de conteúdos, compartilhe essa descoberta. Mesmo que você não seja a pessoa responsável pelo planejamento estratégico e definição dos títulos, com toda certeza chamará a atenção por seu interesse em contribuir.
7. Estabeleça limites
Saber impor limites na hora de lidar com clientes não é tão fácil quanto parece, especialmente para quem está começando e quer sempre passar uma boa impressão. Mas, é importante que você saiba dizer não quando necessário.
Desse modo, posicione-se em situações de exigências excessivas, falta de respeito com os seus horários de trabalho (WhatsApp não é comunicação 24h!), atrasos de pagamentos e outros desconfortos que podem surgir na hora de lidar com clientes.
Por isso, saiba se posicionar sem deixar de ser educada.
8. Peça feedbacks sobre seu trabalho
Nada melhor do que ouvir a opinião de quem está consumindo aquilo que você oferece, não é mesmo? Então, sempre peça feedbacks aos seus clientes. Isso vai ajudar a melhorar o seu desempenho nos pontos que precisam de melhoria. Para isso, você pode fazer perguntas, como:
- existe algo que eu possa melhorar no meu trabalho?
- o texto correspondeu às expectativas?
- tem algo a sugerir para tornar o meu trabalho melhor?
- quais pontos você acha que deixaram a desejar?
Além disso, os depoimentos positivos (caso o cliente autorize) podem ser incluídos no seu portfólio com o objetivo de demonstrar a qualidade do seu serviço e despertar o interesse de outros clientes.
Existem também algumas coisas que são vistas de forma negativa pelos clientes e, por isso, devem ser evitadas. Algumas delas são:
- demonstrar descontentamento com seu trabalho nas redes sociais;
- falar mal de outros clientes para o seu cliente atual;
- não responder mensagens no horário de trabalho;
- não cumprir prazos.
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E agora que você já sabe como lidar com clientes, continue no nosso blog e saiba também 5 tipos de conteúdos digitais para você criar como freelancer.
Louise tem 28 anos, é filha de Maria e Dandalunda, mulher negra, bissexual, candomblecista e baiana. Cursa Bacharelado em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e atua como escritora profissional há seis anos. Foi nesses caminhos com a escrita, que encontrou e se apaixonou pela escrita persuasiva e estratégica do marketing de conteúdo.