Com que frequência você percebe que não conhecia aquela lojinha até interessante no bairro onde você mora? Até já buscou por algo parecido pela internet nas proximidades, mas não encontrou. Pois é, cada vez mais a importância do marketing digital bate a porta de todos, principalmente dos negócios locais.
Se aproximar do público de interesse do negócio local pode ser um desafio. Concordamos que a presença digital é bem importante para garantir visibilidade e autoridade a marca. Por isso, estaremos juntas neste “mergulho” em alguns pontos para saber mais sobre marketing local.
Se você tem um negócio com endereço físico e precisa ampliar horizontes utilizando o chamado marketing local, você está no lugar certo! Fica por aqui porque vamos te dizer o que é e como você pode aplicar ao cotidiano do seu negócio.
Nesta leitura, você vai encontrar:
- O que é marketing local?
- Para que serve o marketing local?
- Marketing para negócios locais: por onde começar?
- Como aplicar o marketing local na sua empresa?
Vamos lá!
O que é marketing local?
Primeiramente, o marketing em si é um termo utilizado para indicar um conjunto de estratégias de mercado para negócios de todos os tamanhos. Já o marketing local nos faz pensar sobre como alcançar possíveis clientes próximos ao empreendimento, geograficamente mesmo: nas ruas próximas e até do bairro.
É muito utilizado por empreendimentos locais ou mesmo por empresas de maior porte para se conectar com as pessoas e comunidades próximas à organização. Por isso, conhecer quem é o público-alvo do negócio é bem importante. Mas, já vamos chegar lá!
Para que serve o marketing local?
Se você chegou até aqui, imagino que tenha interesse em saber um pouco mais sobre as vantagens de investir energia e, quem sabe, algum dinheiro para tentar alcançar clientes próximos ao seu empreendimento.
Já digo que vale a pena, continue a leitura e entenda os motivos.
O marketing local pode servir para:
- Aumentar a visibilidade do empreendimento no bairro ou na comunidade.
- Gerar confiança no negócio mostrando atuação regular e de responsabilidade.
- Criar um ambiente de engajamento dos e para os fãs da empresa.
- Ocupar um lugar competitivo e de interesse dos possíveis clientes.
- Alcançar as pessoas certas.
- Aumentar o número de clientes efetivos.
Marketing para negócios locais: por onde começar?
Bem, espero ter te inspirado com essas informações valiosas. Agora, por onde começar?
Eu te conto em duas partes, na primeira indico conhecer o público-alvo com quem gostaria de comunicar e na segunda ressalto 2 tipos de plataformas que você já tem em mãos para fazer marketing para pequenos negócios agora mesmo.
Só falta começar, vem!
O público-alvo: quem eu quero alcançar?
Fazer um levantamento de qual é o público-alvo do empreendimento é importante por vários motivos, entre eles:
- Entender as preferências do público, incluindo os principais serviços de interesse e as promoções que mais poderiam chamar atenção.
- Conhecer de que forma se comunicar e por quais meios (redes sociais, WhatsApp, entre outras formas de contato).
- Compreender quais são os horários mais convenientes para fazer contato e oferecer um serviço, por exemplo, ou mesmo qual é o perfil de consumo de informações por meio de redes sociais.
Você pode pesquisar, no boca a boca mesmo, isso e muito mais. Mas, vale ter foco, um bom planejamento é tudo de bom e necessário. Afinal, você precisa saber quais serviços oferecer e, ao mesmo tempo, quem tem o maior potencial de adquiri-los.
Além disso, mantenha um bom relacionamento com os clientes já conquistados. Eles são os clientes vips, potencialmente, aqueles que voltam a fazer negócio com o empreendimento e, ainda, trazem familiares e conhecidos junto da próxima vez.
2 tipos de plataformas que você já tem em mãos para fazer marketing local
As redes sociais estão aí e os empreendimentos precisam ocupar este lugar de visibilidade. Mas, lógico, não é só isso. As estratégias de marketing envolvem pensar em ações offline e online. Contudo, vamos falar da segunda frente de ações, o que já dá um bom trabalho.
Várias dessas plataformas já fazem parte do cotidiano de quem tem um celular e consome notícias e serviços por meio da internet. Então, que tal utilizá-las para dar início à visibilidade digital do empreendimento hoje mesmo?
Redes sociais
As redes sociais têm características diferentes. Algumas delas priorizam textos curtos (como o Twitter e o Threads), outras têm por foco os vídeos longos (como o Youtube) ou ainda os vídeos curtos (como o TikTok e mesmo o Instagram).
Para começar a utilizar uma rede social para construir ou manter a presença digital do seu negócio localmente, pense e selecione qual ou quais redes podem acolher o tipo de material que você produz.
- Gosto e faço mais fotos: invista um tempinho para aprender a fazer artes, o Canva já resolve e possui vários modelos visuais para sair usando.
- Gosto e faço mais vídeos: invista um tempinho a mais para aprender sobre edição, as redes com foco em vídeos curtos, como o TikTok e o Instagram, já possuem editores embutidos. Vale explorar!
WhatsApp: listas de transmissão e comunidades
O WhatsApp também está bem presente no cotidiano brasileiro. Dá até para pedir pãozinho quente da padaria da esquina e pagar só na entrega. É ótimo, com certeza!
Agora, para que ele também seja uma plataforma a ser utilizada no contexto da estratégia de marketing local do seu empreendimento, é bom usá-lo com objetivo e foco bem definidos.
Primeiro, seria importante destinar um número de telefone específico para utilizar o WhatsApp na versão comercial (o WhatsApp Business), é de graça, você pode colocar os dias e horários de funcionamento da empresa e, ainda, dispor de mensagens automáticas para receber bem os futuros clientes, informando-os de que a mensagem foi recebida por você que a resposta virá em breve, por exemplo.
Outra forma de utilizar essa plataforma é criando listas de transmissão ou mesmo comunidades. Todas essas são formas de se aproximar de pessoas de interesse. No caso de clientes já estabelecidos, serve para manter uma relação de proximidade. No caso de futuros clientes, promoções também são bem-vindas.
Lembre-se de pedir autorização a todos que você tiver interesse em incluir nessas listas ou comunidades no WhatsApp. Caso essa estratégia de comunicação não esteja dando certo, volte algumas casas no jogo da vida e reveja quem é e quais as preferências do público-alvo.
A melhor estratégia é, sempre, a que mais dá certo. Por isso, experimente, anote e, sempre que julgar necessário, mude o percurso!
Resumo
- Público-alvo: Quem eu já alcanço ou quem eu gostaria de alcançar com a minha estratégia?
- Plataformas: Verificar as características do produto ou serviço e ocupar uma ou mais redes sociais para se comunicar com o público de interesse.
Como aplicar o marketing local na sua empresa
Bem, chegamos até aqui com várias informações na cabeça. Então, vou te mostrar como aplicar tudo isso na prática ao dia a dia de pequenos negócios.
Três palavras para você: Planejar, Executar e Monitorar.
Planejar é sinônimo de sucesso: comece simples
Planejar é, sim, sinônimo de sucesso. Mas, comece simples! Vou dar um exemplo.
Se pergunte quais tipos de conteúdo mais cabem ao empreendimento?
Se fizesse bolos para vender, faria fotos do processo e mostraria em um carrossel no Instagram. Se fosse cabeleireira, faria o mesmo!
Ainda assim, esses conteúdos devem ter um objetivo. Com isso em mente, podem ser do tipo educativo (ensinar a fazer um bolo ou uma mecha em cabelos grisalhos), informativo (quais seriam os melhores produtos para assar um bolo fofinho ou para tingir cabelos), inspiracional (texto ou vídeo desejando a todos uma semana incrível) ou ainda documental (mostrando os bastidores do empreendimento, preparação para um momento importante, celebração, enfim).
Lembre-se que pode começar simples postando na rede escolhida um vídeo educativo na segunda, um inspiracional na sexta, bastidores no fim de semana e tudo de novo na semana seguinte. Ah, é sempre bom ter em mente que ajustar o percurso é essencial. Não tenha medo de experimentar e verificar o que dá certo para cada caso.
Executar
Colocar tudo isso em prática é um desafio, mas, com certeza, válido de ser ultrapassado para que os benefícios apareçam.
Acredito que já temos ótimas ideias de por onde começar: analisar o público-alvo, avaliar e experimentar plataformas (de redes sociais e de edição) de acordo com os serviços/produtos oferecidos e pensar em tipos de conteúdo por meio dos quais podemos comunicar o que se quer.
Agora, utilize as ferramentas que você mais gosta para anotar as direções a serem trabalhadas. Pode ser num documento no Google Drive, direto no seu computador ou celular, além de papel colado na parede. Tá valendo o que é melhor para você!
Atenção: Vale incluir na sua programação o tempo a ser gasto para editar uma foto, criar uma arte no Canva, editar um vídeo direto no Instagram ou TikTok. Assim, você terá mais chances de chegar a data desejada com o conteúdo prontinho, só esperando a legenda certa, com as hashtags de interesse e uma comunidade a conquistar.
Monitorar
Essa aqui é a palavra de ouro: monitorar. Ter atenção aos comentários dos presentes e dos futuros clientes é importante para compreender os interesses da comunidade que, agora, se forma entorno da marca do empreendimento.
Objetivamente, é possível ter algumas informações sobre quem são as pessoas que interagem por meio do perfil do Instagram, por exemplo. Em insights (ou percepções, em português) é possível verificar contas alcançadas, total de seguidores e engajamento, além das principais localizações, faixa etária e gênero de quem segue a marca.
Além de ser mais uma fonte de informação sobre o público de interesse do negócio é, também, uma forma de verificar a projeção e pensar melhor sobre quais tipos de promoções, pacotes, entre outras oportunidades, oferecer e a quem oferecer.
Fale com pessoas e para elas
Uma coisa é certa, empreendimentos por meio de seus serviços e produtos são feitos por pessoas e para pessoas. Sem dúvida você vai achar o tom de voz da sua marca e as melhores formas de se comunicar. Que tal experimentar uma gíria, linguagem local ou até mesmo uma “piada interna” que só o pessoal do bairro vai entender?
Fazer marketing local é, da mesma maneira, pensar em particularidades da comunidade onde o empreendimento está presente fisicamente. Por isso, é possível fazer uso da história local e familiar que represente um aspecto conhecido pela comunidade, da relação com o bairro, mostrar como isso tudo está conectado à qualidade do serviço que é oferecido, de forma única.
Caso você queira continuar nesse “mergulho”, te convido a seguir lendo sobre marketing de conteúdo.
Até a próxima!
Texto por Camila Simões – turma 5
Camila Simões é Doutora em Ciências da Comunicação (PPGCOM da UFPA) e ama escrever. Estuda fenômenos socioculturais, entre eles, os impactos das transformações tecnológicas na sociedade atual. É nova na rede Awalé e veio para ficar.
Conteúdos produzidos pelas alunas do Curso de Conteúdo Criativo e SEO da Awalé.