Está precisando aumentar sua base de clientes? Tenho uma dica que pode te ajudar. Um spoiler: crescer tem muito mais a ver com parcerias e aproximação do que com engajamento.
Estamos em 2025 e ainda é comum ver profissionais acreditando que marketing se resume a criar “conteúdo que engaja nas redes sociais”. Claro que viralizar é legal. Mas aquele vídeo com 10 mil visualizações nem sempre se transforma nas vendas ou no lucro que você espera para o seu negócio. Não é só disso que você precisa. Mais do que alcance, o que importa — em qualquer mídia — é a conexão que você gera.
Muitas vezes, enquanto você está se preocupando com engajamento raso, as vendas reais estão acontecendo com quem usa o marketing digital para construir pontes. Pontes, inclusive, que podem seguir as mais variadas direções. Uma delas é a estratégia com parcerias.
Mas afinal, como começar uma parceria no marketing para fortalecer a sua marca? Te explico! E acredite, isso vai muito além de uma collab no Instagram ou uma citação no TikTok. Antes de qualquer coisa, é preciso reforçar algo que sempre bato por aqui: FAÇA COM ESTRATÉGIA. Não é só sobre fazer sua marca aparecer no espaço com mais alcance. É preciso estar no lugar certo, se apresentando para o público certo. Entendeu?
Conheça 3 tipos de parcerias estratégicas para aumentar a base de clientes
1 – Parceria de Co-Marketing
O Co-marketing é uma prática cada vez mais popular entre empresas. Basicamente, é uma estratégia com o objetivo de unir duas ou mais empresas para criar e promover um conteúdo, com ações que tragam benefícios para todas as partes envolvidas. Campanhas, webinars e e-books são exemplos de ações de co-marketing que tem potencial para entregar um valor real com a soma das expertises das empresas participantes.
Quando bem estruturada e feita de forma estratégica, a parceria de co-marketing pode aumentar seu alcance e reforçar sua autoridade. Mas atenção: é essencial que exista um bom match entre as empresas que decidem fazer uma ação de co-marketing, pois os resultados só vão aparecer se suas ações forem direcionadas para um público que faça sentido com o seu produto. É bem importante que os públicos e objetivos das marcas envolvidas sejam semelhantes ou complementares.
2 – Marketing de influência
Você certamente já pensou na possibilidade de firmar uma parceria com um influencer para promover sua marca, certo? Esse raciocínio faz sentido! O Marketing de Influência consiste numa estratégia que envolve produtores de conteúdo que possuem algum nível de influência sobre o público que os acompanha. Inclusive, o Marketing de Influência é apontado como uma das grandes tendências de 2025, principalmente quando falamos de micro e nano influenciadores de conteúdo autêntico e natural.
Quer um exemplo? Há alguns anos a Avon criou uma grande estratégia de marketing de influência com a Juliette, campeã do BBB 2021. Deu certo? Muito, mas não só pela fama da influenciadora. O match dos públicos foi essencial e o storytelling criado pela Avon foi muito importante, afinal, Juliette, como ex-maquiadora e exemplo de empoderamento, tinha um público muito alinhado ao que a Avon queria atingir.
Ou seja, a campanha foi um sucesso e teve como porta-voz uma influenciadora com um público fiel e disposto a investir em produtos que se alinhavam ao que ela mostrava nas redes sociais. Esse é um exemplo de como é interessante sempre buscar influenciadores que conversem com o seu público ou já possuam o seu nicho estabelecido.
Isso acontece porque influenciadores de nicho costumam ter uma boa relação de engajamento com seus próprios públicos, o que aumenta o poder de influência do conteúdo. Ter um influenciador apresentando sua marca aumenta sua credibilidade com um alcance direcionado. É como se sua empresa passasse por uma curadoria do influenciador para um público que confia na opinião dele.
Mas claro, é importante que seja feito de forma pensada. Números altos não são necessariamente sinônimo de influência, então busque profissionais que produzem conteúdo para um público que faz sentido com o que você quer vender.
3 – Parceria de indicação
Aqui a estratégia é bem autoexplicativa. Quando você firma uma parceria de indicação, você, basicamente, incentiva pessoas a indicarem o seu produto ou serviço. O famoso boca a boca é super importante, mas precisamos ser realistas: uma indicação espontânea pode ser algo raro. Porém, uma ação de indicação estruturada funciona e traz resultados.
Programas de afiliados e ações de recompensas são alguns exemplos de ação que se encaixam como estratégia de parceria de indicação. Um sistema de descontos ou comissão pode ser um grande incentivo para que alguém indique sua marca para um público que faz sentido com a sua empresa. Clientes satisfeitos, criadores de conteúdo e parceiros estratégicos são ótimos agentes para uma boa parceria de marketing. Mas reforço: é preciso ser feito de forma estruturada e baseada em dados. Números são muito importantes na hora de definir o sucesso de uma campanha de indicação. Leandro Martins, especialista em Marketing de indicação, levantou alguns dados interessantes sobre o assunto: a média global da taxa de indicação é de 2,3%. Ou seja, uma a cada 50 vendas é proveniente de uma indicação. A exceção é o setor de eletrônicos, que tem uma média de 3,40% de vendas por indicação, muito por uma questão de comunidade.
Uma boa estratégia de marketing de indicação pode trazer um aumento de mais de 2% em suas vendas. Isso pode fazer toda a diferença no seu negócio. Mas não esqueça: para que você possa ter esse aumento, é bem importante que haja um ótimo alinhamento entre sua marca, o cliente, o produto e a indicação.
O seu cliente quer te indicar, mas ele precisa de um incentivo seu. Encontre formas de entregar valor ao cliente muito antes de pedir indicação, para valorizar a escolha dele em consumir o seu serviço. Um cliente valorizado tem muito potencial para espalhar sua palavra!
Parcerias no marketing só funcionam com intenção
Estas são apenas três ideias de estratégias de parceria que podem potencializar o marketing da sua empresa. Inclusive, se vocês quiserem um texto que se aprofunde em alguma delas, comente aqui que posso providenciar!
Uma parceria bem feita pode potencializar o marketing da sua empresa e aumentar sua carteira de clientes. Mas para que isso aconteça de forma efetiva, você precisa agir de forma direcionada para que essa estratégia agregue valor ao conteúdo que você quer desenvolver. Isso serve para qualquer mídia ou rede social que você deseje investir.
Estude seu público, estude o público do seu parceiro e pense muito bem no que você quer dizer. Uma parceria bem feita é uma forma de falar com o público de forma mais eficaz, com outras visões agregando à sua mensagem. Busque parceiros que combinem com o que você comunica, tanto em relação à mensagem quanto a público. Não adianta você investir num parceiro com um super alcance, se a sua mensagem for enviada para pessoas que não precisam do seu serviço.
Estruture bem suas estratégias de parcerias no marketing digital, busque referências e conecte-se com criadores, marcas e empresas que combinem com o seu negócio. Encontre empresários e empresas que tenham um público que possa gostar do que você tem a dizer!
Mas lembre-se: nem toda estratégia funciona para todo tipo de negócio. Por isso é muito importante que exista uma boa pesquisa de público e de mercado antes de começar uma grande ação de marketing.
Uma dica extra: um cliente satisfeito pode ser um parceiro perfeito para o seu negócio! Já pensou em transformar um cliente seu num embaixador da sua marca? Afinal, quem melhor para vender sua marca do que alguém que vive os benefícios dela?
Crescer sozinho é muito difícil. Então por que não unir forças com parceiros que têm objetivos parecidos com o seu? Acredite, uma boa parceria pode fortalecer sua autoridade e apresentar a sua empresa para pessoas que precisam muito te encontrar.
Agora me conta:
Você já fez alguma parceria que deu certo? Ou tá pensando em começar uma? Me conta aqui nos comentários!
Apaixonada por desafios e inovação, sou uma profissional de Marketing com expertise em Growth Hacking, Branding e Business Intelligence. Minha jornada de mais de 11 anos no universo do Marketing é marcada pela busca incessante pela Transformação Digital e pela Inovação.