O SEO para Pinterest é parte essencial para construir uma boa estratégia de marketing de conteúdo na plataforma. Se engana quem pensa que apenas as imagens precisam de atenção ao serem postadas.
O Pinterest conta hoje com 445 milhões de usuários. Uma audiência engajada, que busca por formas variadas de inspiração. Para que seu conteúdo seja encontrado pelo público certo, será preciso usar o SEO.
Neste artigo, você vai entender como aplicar o SEO para Pinterest e alcançar bons resultados. Siga a leitura e confira!
O que é Pinterest?
O Pinterest se intitula como uma plataforma de descoberta visual. Ainda que exista espaço para interação nos posts, ele não é uma rede social. O objetivo é compartilhar inspiração e ideias sobre temas variados. Dessa forma, é possível encontrar conteúdo sobre maquiagem, culinária, decoração, arte e muitos outros assuntos.
Segundo relatórios da própria plataforma, 80% dos usuários afirmam já ter descoberto uma nova marca no Pinterest. Além disso, 94% dos usuários consideram o Pinterest a plataforma mais inspiradora.
Os posts, chamados de pins pelo site, podem ser organizados e compartilhados em pastas. Além disso, os usuários têm acesso ao feed e a um campo de busca. É nesse momento que o SEO para Pinterest se torna essencial.
Para que as pessoas tenham acesso ao seu conteúdo, elas precisam encontrá-lo. São os pins otimizados que te farão alcançar novos públicos na plataforma.
8 técnicas de SEO para Pinterest
Agora que você compreendeu como a plataforma funciona, é o momento de aprender a criar uma estratégia de conteúdo. Essas são algumas técnicas de SEO para Pinterest que você pode aplicar.
1 – Organize o seu perfil
Seja claro e inclua todas as informações necessárias. É importante que o seu perfil apresente seu conteúdo. Por ser uma plataforma que abarca muitos temas, o usuário precisa entender qual será o assunto dos posts.
Também é interessante ter um perfil business. Ele te dará acessos a ferramentas que a conta pessoal não possui. O Pinterest Analytics, por exemplo, só está disponível para perfis profissionais. Analisar as métricas é parte importante para entender se a sua estratégia está no caminho certo.
2 – Veja a plataforma como uma ferramenta de pesquisa
O feed e a aba de buscas são as suas principais ferramentas de visibilidade. No Pinterest, o algoritmo apresenta primeiro o conteúdo mais relevante. Ou seja, os usuários veem primeiro pins que se relacionam com os seus interesses.
Ainda assim, o Pinterest funciona como uma ferramenta de busca visual. Dessa forma, seu objetivo deve ser facilitar a busca pelo seu conteúdo.
Ao criar um pin, considere como o conteúdo será útil para o seu público. Além disso, entenda como ele pode alcançar novas audiências. O SEO para Pinterest será seu aliado neste momento.
Quando o seu pin está otimizado, ele tem mais chances de aparecer na busca dos usuários. A união de um conteúdo relevante com o SEO bem feito te dá mais chances de ir longe.
3 – Faça uma pesquisa de palavras-chave
Para entender quais palavras-chave são as ideias é preciso pesquisar. No SEO para Pinterest, a própria plataforma pode servir como ferramenta de consulta.
Ao procurar por algum tema na aba de busca, por exemplo, dicas de escrita, o próprio Pinterest fornece termos relacionados a ele. Para dicas de escrita, a plataforma sugere outras palavras-chave como:
- Dicas de escrita criativa;
- Dicas de escrita de livros;
- Dicas de escrita roteiros.
Dessa forma, é possível entender quais outros termos são pesquisados pelos usuários.
Você também tem a possibilidade de analisar quais são os resultados apresentados para cada uma das palavras. Assim, tem a chance de entender em qual delas o seu conteúdo se encaixa melhor.
4 – Use palavras-chave na bio
A otimização deve ir além dos pins. Os usuários também têm a possibilidade de encontrar o conteúdo através do seu perfil.
Então, por exemplo, se o seu conteúdo é sobre decoração, use palavras-chave relacionadas ao tema na sua bio. Isso irá ajudar a alavancar a sua presença na plataforma.
5 – Organize as pastas
Como já conversamos, o Pinterest é uma ferramenta de buscas de referências. Por isso, é importante para os usuários que estas referências estejam organizadas.
As pastas devem separar os pins por assuntos. A finalidade de cada uma delas precisa ser clara. Assim, os usuários conseguem encontrar o que precisam facilmente.
A organização das pastas também é mais uma chance de usar as palavras-chave. Tanto o nome da pasta quanto a sua descrição devem ser otimizadas. Isso aumenta as chances de que uma pasta inteira seja encontrada na busca, não somente um pin.
6 – Insira a palavra-chave na imagem
Além da descrição, também é importante pensar no SEO para imagens. Isso ajuda a chamar a atenção do usuário, mas também impacta o algoritmo.
O Pinterest utiliza uma tecnologia que é capaz de ler as informações presentes na imagem. Dessa forma, o texto apresentado na imagem que ilustra o pin também é muito relevante. O algoritmo da plataforma consegue analisar os elementos presentes para definir a relevância do pin.
Por isso, se a palavra-chave também estiver na imagem, as chances de ter um bom ranqueamento aumentam.
7 – Insira um Call to Action
As CTAs também desempenham um papel importante no Pinterest. Você precisa direcionar o usuário, para que ele saiba os próximos passos após ler o conteúdo.
Invista em CTAs curtas e diretas como: leia aqui, saiba mais ou confira. Essa ação é importante porque a interação dos usuários com o seu pin também interfere no ranqueamento. Isso ajuda a plataforma a entender que o seu conteúdo é de fato relevante.
8 – Preze por imagens atraentes
Conteúdos de qualidade sempre irão chamar mais atenção. No caso do Pinterest, isso se torna ainda mais forte.
Os usuários buscam ideias e inspiração, logo, querem ver imagens bonitas. É possível repostar imagens que já foram utilizadas em outras redes sociais ou criar imagens novas. Independente da escolha, certifique-se que elas serão atraentes para o público.
O SEO para Pinterest pode ser uma ótima ferramenta para alcançar novos públicos e fortalecer seu conteúdo. Se você quer aprender mais sobre como construir estratégias de SEO que engajam, conheça os cursos da Awalé.
Formada em Estudos de Mídia pela UFF, já escreveu de tudo um pouco. Desde conteúdos para redes sociais, até roteiros de cursos e podcasts, ela nunca rejeita uma aventura pela escrita. Apaixonada por livros e moda, está sempre pensando na próxima leitura ou no próximo lookinho que quer comprar. Mora em Niterói e adora o calor do Rio de Janeiro.