SEO para Pinterest: aprenda a fazer com estas 8 técnicas

seo para pinterest

O SEO para Pinterest é parte essencial para construir uma boa estratégia de marketing de conteúdo na plataforma. Se engana quem pensa que apenas as imagens precisam de atenção ao serem postadas. 

O Pinterest conta hoje com 445 milhões de usuários. Uma audiência engajada, que busca por formas variadas de inspiração. Para que seu conteúdo seja encontrado pelo público certo, será preciso usar o SEO. 

Neste artigo, você vai entender como aplicar o SEO para Pinterest e alcançar bons resultados. Siga a leitura e confira!

O que é Pinterest?

O Pinterest se intitula como uma plataforma de descoberta visual. Ainda que exista espaço para interação nos posts, ele não é uma rede social. O objetivo é compartilhar inspiração e ideias sobre temas variados. Dessa forma, é possível encontrar conteúdo sobre maquiagem, culinária, decoração, arte e muitos outros assuntos.

Segundo relatórios da própria plataforma, 80% dos usuários afirmam já ter descoberto uma nova marca no Pinterest. Além disso, 94% dos usuários consideram o Pinterest a plataforma mais inspiradora

Os posts, chamados de pins pelo site, podem ser organizados e compartilhados em pastas. Além disso, os usuários têm acesso ao feed e a um campo de busca. É nesse momento que o SEO para Pinterest se torna essencial. 

Para que as pessoas tenham acesso ao seu conteúdo, elas precisam encontrá-lo. São os pins otimizados que te farão alcançar novos públicos na plataforma. 

8 técnicas de SEO para Pinterest

Agora que você compreendeu como a plataforma funciona, é o momento de aprender a criar uma estratégia de conteúdo. Essas são algumas técnicas de SEO para Pinterest que você pode aplicar.

1 – Organize o seu perfil

Seja claro e inclua todas as informações necessárias. É importante que o seu perfil apresente seu conteúdo. Por ser uma plataforma que abarca muitos temas, o usuário precisa entender qual será o assunto dos posts. 

Também é interessante ter um perfil business. Ele te dará acessos a ferramentas que a conta pessoal não possui. O Pinterest Analytics, por exemplo, só está disponível para perfis profissionais. Analisar as métricas é parte importante para entender se a sua estratégia está no caminho certo. 

2 – Veja a plataforma como uma ferramenta de pesquisa

O feed e a aba de buscas são as suas principais ferramentas de visibilidade. No Pinterest, o algoritmo apresenta primeiro o conteúdo mais relevante. Ou seja, os usuários veem primeiro pins que se relacionam com os seus interesses. 

Ainda assim, o Pinterest funciona como uma ferramenta de busca visual. Dessa forma, seu objetivo deve ser facilitar a busca pelo seu conteúdo. 

Ao criar um pin, considere como o conteúdo será útil para o seu público. Além disso, entenda como ele pode alcançar novas audiências. O SEO para Pinterest será seu aliado neste momento. 

Quando o seu pin está otimizado, ele tem mais chances de aparecer na busca dos usuários. A união de um conteúdo relevante com o SEO bem feito te dá mais chances de ir longe. 

3 – Faça uma pesquisa de palavras-chave

Para entender quais palavras-chave são as ideias é preciso pesquisar. No SEO para Pinterest, a própria plataforma pode servir como ferramenta de consulta.

Ao procurar por algum tema na aba de busca, por exemplo, dicas de escrita, o próprio Pinterest fornece termos relacionados a ele. Para dicas de escrita, a plataforma sugere outras palavras-chave como:

  • Dicas de escrita criativa;
  • Dicas de escrita de livros;
  • Dicas de escrita roteiros.

Dessa forma, é possível entender quais outros termos são pesquisados pelos usuários.

Você também tem a possibilidade de analisar quais são os resultados apresentados para cada uma das palavras. Assim, tem a chance de entender em qual delas o seu conteúdo se encaixa melhor. 

4 – Use palavras-chave na bio

A otimização deve ir além dos pins. Os usuários também têm a possibilidade de encontrar o conteúdo através do seu perfil.

Então, por exemplo, se o seu conteúdo é sobre decoração, use palavras-chave relacionadas ao tema na sua bio. Isso irá ajudar a alavancar a sua presença na plataforma. 

5 – Organize as pastas

Como já conversamos, o Pinterest é uma ferramenta de buscas de referências. Por isso, é importante para os usuários que estas referências estejam organizadas. 

As pastas devem separar os pins por assuntos. A finalidade de cada uma delas precisa ser clara. Assim, os usuários conseguem encontrar o que precisam facilmente. 

A organização das pastas também é mais uma chance de usar as palavras-chave. Tanto o nome da pasta quanto a sua descrição devem ser otimizadas. Isso aumenta as chances de que uma pasta inteira seja encontrada na busca, não somente um pin. 

6 – Insira a palavra-chave na imagem

Além da descrição, também é importante pensar no SEO para imagens. Isso ajuda a chamar a atenção do usuário, mas também impacta o algoritmo.

O Pinterest utiliza uma tecnologia que é capaz de ler as informações presentes na imagem. Dessa forma, o texto apresentado na imagem que ilustra o pin também é muito relevante. O algoritmo da plataforma consegue analisar os elementos presentes para definir a relevância do pin. 

Por isso, se a palavra-chave também estiver na imagem, as chances de ter um bom ranqueamento aumentam. 

7 – Insira um Call to Action

As CTAs também desempenham um papel importante no Pinterest. Você precisa direcionar o usuário, para que ele saiba os próximos passos após ler o conteúdo. 

Invista em CTAs curtas e diretas como: leia aqui, saiba mais ou confira. Essa ação é importante porque a interação dos usuários com o seu pin também interfere no ranqueamento. Isso ajuda a plataforma a entender que o seu conteúdo é de fato relevante.

8 – Preze por imagens atraentes 

Conteúdos de qualidade sempre irão chamar mais atenção. No caso do Pinterest, isso se torna ainda mais forte. 

Os usuários buscam ideias e inspiração, logo, querem ver imagens bonitas. É possível repostar imagens que já foram utilizadas em outras redes sociais ou criar imagens novas. Independente da escolha, certifique-se que elas serão atraentes para o público.

O SEO para Pinterest pode ser uma ótima ferramenta para alcançar novos públicos e fortalecer seu conteúdo. Se você quer aprender mais sobre como construir estratégias de SEO que engajam, conheça os cursos da Awalé.

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