Autoestima no trabalho: qual importância e como desenvolvê-la

autoestima no trabalho

A autoestima no trabalho impacta diretamente o bem-estar e o desempenho profissional. 

Quando os profissionais não cultivam uma autoimagem positiva e não acreditam em suas habilidades, a produtividade, a confiança e a resiliência são afetadas. 

Atualmente, 66% dos colaboradores consideram essencial receber apoio emocional no ambiente de trabalho. Ou seja, existe uma preocupação dos profissionais com sua saúde mental e de que forma ela influencia na rotina. A autoestima é um dos aspectos que deve ser levado em conta para que as responsabilidades no trabalho sejam cumpridas da melhor forma.

Neste artigo, exploraremos a importância da autoestima no ambiente de trabalho, fornecendo estratégias práticas para desenvolvê-la. Continue a leitura para saber mais.

A importância da autoestima no trabalho

A autoestima é definida pelos sentimentos, sensações, percepções e pensamentos que uma pessoa possui sobre si. Ela está presente em diferentes esferas da vida, relacionando-se com a aparência, personalidade, costumes e intelectualidade.

Uma pessoa com a autoestima elevada se sente confiante para expressar suas opiniões, se vestir da forma que gosta ou tomar decisões com segurança. 

Quando pensamos especificamente na autoestima no trabalho, ela está ligada ao desempenho profissional. Ou seja, são pessoas que confiam nas suas competências e habilidades, possuindo uma boa imagem de si mesmos.

Indivíduos com uma autoimagem positiva tendem a enfrentar desafios com mais resiliência, têm maior motivação e são mais propensos a assumir riscos. Além disso, uma boa autoestima contribui para relacionamentos interpessoais mais saudáveis. Profissionais confiantes são mais propensos a colaborar de forma eficaz e a desenvolver habilidades de comunicação de maneira assertiva.

Por isso, a autoestima no trabalho é muito importante para o avanço na carreira. Os profissionais que percebem o valor de suas habilidades sabem usá-las de maneira mais estratégica e, assim, evoluem mais rapidamente.

Como aprimorar sua autoestima

Nem sempre desenvolver a autoestima é um caminho fácil. É preciso cuidar dela constantemente, para manter o bem estar e o bom desenvolvimento profissional. Abaixo, você encontra algumas estratégias para fortalecer sua autoestima no trabalho. 

Reconheça suas habilidades

O primeiro passo para desenvolver sua autoestima profissional é perceber o valor das suas habilidades. Faça uma lista de suas realizações profissionais e reflita sobre as competências que você utilizou para alcançá-las. 

Ao se concentrar em suas realizações, você irá fortalecer sua autoimagem, desenvolvendo uma base sólida para construir autoconfiança. Se possível, refaça a lista com frequência, especialmente em momentos em que sentir dúvidas sobre a sua capacidade.

Cuide da sua saúde mental

A falta de autoestima também pode estar relacionada a outras questões de saúde mental. Por isso, é essencial olhar com atenção para esse aspecto. 

O Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). A ansiedade, e outras doenças como a depressão, afetam diretamente a sua autoimagem, seu desempenho e seu desenvolvimento. E não é incomum que essas doenças surjam a partir de problemas no trabalho.

Buscar a ajuda de um profissional, fazer terapia, evitar estresse e sobrecarga, entre outras formas de cuidar da sua mente será muito importante para o aumento da autoestima. 

Caso de fato a falta de confiança esteja ligada a algum problema de saúde mental, procure tratamento.

Defina metas realistas

Conseguir alcançar os objetivos é uma boa forma de fortalecer a autoestima no trabalho. Entretanto, ter os planos frustrados pode ser um golpe duro na sua autoconfiança.

Por isso, estabelecer metas realistas é fundamental para o desenvolvimento da autoestima. Assim,  você cria oportunidades para o sucesso. Ser bem sucedido nos objetivos que estabeleceu fortalece sua confiança à medida que os alcança. 

Celebre cada conquista, por menor que seja, pois isso reforça a percepção positiva que você tem de si.

Converse com outras pessoas

As trocas com outros profissionais da sua empresa ou do mesmo setor de atuação podem ser muito benéficas.

Mulheres e pessoas de grupos minorizados costumam enfrentar maiores dificuldades no ambiente de trabalho. Essas barreiras podem afetar a autoestima e dificultar ainda mais o seu avanço. 

Ao se reunir com outras pessoas que passam por questões similares às suas, é possível encontrar caminhos para perceber o seu valor. Um grupo de mulheres negras, por exemplo, irá se fortalecer mutuamente e criar apoio para que todas melhorem sua autoestima.

Transforme desafios em oportunidades

Quando a autoestima está abalada, é comum enxergar desafios como obstáculos intransponíveis. Porém, esse pensamento prejudica ainda mais a autoconfiança.

No dia a dia profissional, veja os desafios como oportunidades de crescimento. Cada obstáculo superado é uma prova de sua resiliência e habilidades. Ao adotar essa mentalidade, você reconhece sua capacidade de superar adversidades. Com isso, fortalece sua autoestima e se torna mais capaz para enfrentar diferentes situações.

Invista em desenvolvimento profissional 

Em alguns momentos, a sua autoestima no trabalho pode estar enfraquecida por falta de atualização ou de conhecimento.

A busca constante por aprendizado aprimora suas habilidades e reforça a confiança nas suas capacidades. Participe de cursos, workshops e eventos relacionados à sua área de atuação. 

O conhecimento se traduzirá em mais eficácia no desempenho de suas responsabilidades. Consequentemente, os seus bons resultados impactam na sua autoestima.  

Saia da zona de conforto

Procurar novas experiências também impacta na sua autoconfiança. 

Por exemplo, digamos que você tem um grande desejo de se tornar palestrante. Entretanto, tem muito medo de falar em público e nunca teve coragem de arriscar. Começar a treinar suas apresentações, mesmo que para pequenos grupos, é uma boa forma de começar a avançar. 

Ao sair da sua zona de conforto você irá perceber que muitas das suas habilidades estão mais aprimoradas do que imagina. Dessa forma, conseguirá compreender sua capacidade de superação, confiando mais em si.

Desenvolver a autoestima no trabalho faz diferença no seu sucesso profissional. A partir do fortalecimento da sua autoestima você se torna capaz de acelerar sua carreira. Além disso, consegue contribuir para um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.

O desenvolvimento da autoestima é um processo contínuo, portanto, você deve construí-lo de maneira constante. 

Se você quer fortalecer suas habilidades, crescer no mercado de marketing digital e alcançar novos resultados que irão aumentar sua confiança, conheça os cursos da Awalé.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curso exclusivo para mulheres negras e indígenas

Formação de Social Media

E-book gratuito

Assine a nossa newsletter!