Muitas vezes a grande dificuldade na hora da escrita é saber como começar um texto. Mas, embora pareça muito difícil destravar o início da produção, não se desespere!
Existem algumas técnicas para a escrita de um texto de SEO que podem ajudar você a tornar esse processo de escrita mais fluido, sem perder a qualidade dos seus conteúdos.
Se você chegou até aqui com o desejo de saber como começar um texto de SEO quer dicas que vão auxiliar você no seu processo de escrita, chegou ao lugar certo!
Siga conosco nessa leitura, que separamos um conteúdo bem interessante para você.
Passo a passo para saber como começar um texto de SEO
Geralmente, os bloqueios de escrita são o grande terror de todos que trabalham com criação de conteúdo. Por isso, saiba que é possível criar alguns métodos para sair dessa “rua sem saída”.
Saber como aplicar as estratégias de SEO é um grande diferencial na hora da escrita. Afinal, quanto mais você conhece sobre o universo que você trabalha, mais vai se sentir segura no momento de produzir diversos tipos de conteúdo.
1. Leia o briefing com atenção e entenda as expectativas do cliente
Assim como cada cliente possui suas exigências, cada tema também tem suas particularidades.
Então, saber qual é o tema e quais são as expectativas do cliente para a produção daquele conteúdo é o passo inicial para a escrita de qualquer texto.
Antes de começar um texto, primeiro você precisa saber sobre o que vai escrever, quais restrições e quais exigências. Isso vai ajudar a condicionar algumas ideias e também a pensar nos intertítulos que precisam “casar” com o que é esperado pelo cliente.
Além disso, o próprio briefing pode ter indicações de como você pode introduzir uma ideia inicial. Uma frase, uma pergunta… Lembrando que não se trata de “copiar e colar” trechos do briefing no seu texto, mas de aproveitar o que é dito ali. Fique atenta.
2. Leia as referências sugeridas, veja modelos
As referências são uma das partes mais importantes no processo de escrita. Antes de falar sobre qualquer tema, você precisa conhecer o tema. Então, leia coisas sobre o tema sugerido.
Geralmente, são mandados alguns links junto com o briefing, assim como outras informações que vão direcionar as suas próprias pesquisas.
Você pode procurar suas próprias referências. Mas, é importante que tenha bastante cuidado para não usar links de páginas concorrentes e também não colher informações de sites pouco confiáveis, ok?
No momento da leitura vão começar a surgir ideias de tópicos e aí você já poderá executar a próxima dica.
3. Monte um esqueleto para o seu texto.
Agora que você já conhece o tema, já sabe quais são as exigências e restrições para a produção daquele artigo, você pode começar montando um pequeno esqueleto. Ele vai auxiliar você no passo a passo da escrita. Então, você pode se fazer perguntas como:
- Quais são as dúvidas frequentes a respeito daquele tema?
- O que a persona gostaria de saber sobre esse tema?
- Sobre o que posso falar em cada tópico?
Após responder essas perguntas, fica mais fácil separar o texto por tópicos. Além disso, saber o que é H2 também vai te ajudar no momento da organização da estrutura do seu texto de SEO.
Pronto, agora que você já montou toda a estrutura do artigo, já está com metade do caminho construído e já pode visualizar melhor quais são as perguntas que precisam ser respondidas, quais argumentos podem ser usados e quais técnicas de escrita podem ser utilizadas para atrair o interesse do seu público.
4. Não hesite em começar
Dar o primeiro passo faz com que você desenvolva motivação e segurança para continuar caminhando.
Por isso, para destravar, comece pelo título. Coloque o título do texto no documento. Isso causa uma sensação de que você não está mais diante daquela aterrorizante folha vazia.
Além disso, não se incomode em começar com uma frase que você pensou, mas ainda não está do jeito que você quer. Às vezes, você só precisa escrever algo (mesmo que seja no fluxo do pensamento). E aí então, depois, você reorganiza as palavras numa revisão mais criteriosa da introdução.
5. Use pesquisas, notícias, histórias
Na dúvida sobre como começar um texto de SEO? Comece introduzindo um dado de uma pesquisa relacionada e que, de quebra, ainda permita que você use a palavra-chave no primeiro parágrafo.
O ideal é que você consiga citar o dado e hiperlinkar o PDF da pesquisa original, mas caso isso não seja possível, hiperlinkar com o site do jornal ou site de notícias também vale.
Por fim, comece contando uma história. Técnicas de storytelling podem ser muito úteis no início do texto. Embora elas sejam ainda mais bem aproveitadas quando se misturam com dados!
Dicas simples para fazer a criatividade fluir
Assine newsletters e podcasts relacionados ao universo do seu cliente
Se você é redatora freelancer e tem clientes fixos, uma ótima maneira de estimular a criatividade é conhecendo o universo do seu cliente. Para isso, você pode usar técnicas como: assinar newsletters, podcasts e seguir pessoas que falem sobre temas que se relacionam com universo do seu cliente.
Use o Google para além das pesquisas clássicas
O Google é uma ferramenta que nos oferece muitas possibilidades. Para além do campo de “busca”, existem também muitas ferramentas do Google que são efetivas, não apenas no momento da escrita de um texto, mas também para organizar sua rotina como redatora freelancer e também como analista de conteúdo.
Conheça abaixo alguns desses recursos:
Google Trends
É uma ferramenta indispensável para a criação de uma estratégia de SEO. Esse recurso do Google permite que você visualize a popularidade dos termos de pesquisa ao longo do tempo de acordo com o país e as sub-regiões.
Planejador de palavras-chave
Essa ferramenta faz parte do AdWords — a plataforma de anúncios do Google – e sua principal função é sugerir palavras-chave para campanhas de publicidade.
Alertas do Google
Essa ferramenta é bastante simples e tem a finalidade de informar sempre que alguém citar alguma marca ou termo do nosso interesse na web.
Basta programar os termos que deseja acompanhar e o Google vai emitir notificações sempre que o sistema identificar um novo conteúdo sobre os termos que você programou para acompanhar.
Think with Google
O Think with Google é como o blog do Google. Ele é uma ferramenta bastante útil para quem trabalha com marketing. Ele reúne estatísticas, pesquisas, vídeos, infográficos e outros recursos sobre hábitos de consumo e tendências de mercado.
Crie uma pasta para ir guardando matérias que sirvam de insights
Para estimular a criatividade, nada melhor que ver coisas que despertam suas ideias. Por isso, sempre que esbarrar em algo que possa servir como estímulo para a produção de um conteúdo, salve numa pasta.
Você pode, inclusive, separar pastas especificas para cada cliente. Existem alguns aplicativos de organização que podem ser bastante úteis. Como:
- Trello;
- Pinterest;
- Evernote.
Agora que você já sabe como começar um texto, saiba também O que é CTA e como usá-lo de forma estratégica.
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Louise tem 28 anos, é filha de Maria e Dandalunda, mulher negra, bissexual, candomblecista e baiana. Cursa Bacharelado em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e atua como escritora profissional há seis anos. Foi nesses caminhos com a escrita, que encontrou e se apaixonou pela escrita persuasiva e estratégica do marketing de conteúdo.