Se você trabalha com produção de conteúdo certamente já deve ter se deparado com a palavra Storytelling. Mas, embora exista uma certa familiaridade com o termo, nem todos sabem o seu significado. Vez ou outra surge aquela pergunta: Storytelling, o que é?
Você tem essa dúvida? Então, este artigo foi escrito para você. Ao longo deste texto vamos falar sobre o que é Storytelling, como essa técnica se aplica às noções de Marketing Digital e também apresentar alguns exemplos que vão ajudar você a desenvolver conteúdos utilizando essa estratégia. Boa leitura!
Storytelling: o que é?
Falando de maneira bem simples e objetiva, o Storytelling é basicamente a habilidade de, por meio da contação de história, comunicar uma ideia e se conectar com o público por meio de uma narrativa. Aliás, storytelling é uma palavra da língua inglesa que significa narrativa.
A arte de contar histórias é uma prática muito antiga, sendo usada há muitos anos, especialmente através da oralidade. Antigamente, esse era um recurso utilizado para a transmissão dos conhecimentos, da cultura, das experiências e sobretudo para a preservação da memória de um povo.
Ao longo do tempo, essa prática foi se expandindo e invadindo diversos espaços além das rodas de conversa, do teatro, das tradições e transmissões por meio da oralidade.
A contação de histórias está presente em diversas áreas:
- na transmissão de saberes dos mais velhos aos mais novos;
- nas atividades educacionais para impulsionar o desenvolvimento intelectual e social de uma criança em fase de aprendizagem;
- nas redes sociais, no mundo do Marketing Digital.
Mas, afinal, o que contar histórias tem a ver com Marketing digital? É exatamente nesse ponto que queríamos chegar. Voltemos então ao início desta conversa.
Sabemos que o meio digital é muito vasto e estamos sendo expostos a uma quantidade imensa de conteúdos 24h por dia. Às vezes, passamos horas e horas de frente para as telas. No entanto, nem sempre é fácil se destacar em meio a tantas opções oferecidas ao usuário.
Desse modo, não basta ter ideias geniais se você não souber as melhores formas de transmiti-las. É importante que você saiba como desenvolver estratégias que vão atrair e prender a atenção do seu público, além de garantir um bom engajamento e conexão com seu conteúdo.
Quer saber como? Siga conosco para o próximo tópico.
Como o Storytelling se aplica no Marketing Digital?
Quando se trata de atrair a atenção e fazer com que as pessoas se conectem com seu conteúdo, um ótimo aliado é o Storytelling.
Segundo estudos de neurociência já comprovaram que nosso cérebro que quando dados são expostos com uso de Storylelling, o cérebro faz mais que o triplo de associações.
E isso acontece porque quando uma pessoa tem acesso a algum conteúdo por meio de uma história, os elementos presentes na narrativa vão criando significados e sentidos.
É desse modo que o Storytelling no Marketing ganha ainda força, quando é associado à apresentação de dados.
Exemplo de storytelling
Imagine que você tenha interesse em comprar um novo creme facial. Você lê um texto que conta a história de uma mulher que teve ótimos resultados e está com a pele mais hidratada após o uso do produto.
Agora, imagine que, além disso, a fabricante do creme também fez uma pesquisa com as clientes e há uma estatística que afirma que 95% das mulheres que usaram, aprovaram o produto. Usar essa informação no texto deixa mais interessante, certo?
E você pode ir além. Na hora de começar a escrever o texto, você pode pensar em uma pesquisa que aponte o quanto as mulheres costumam ou não usar cremes hidratantes e associar esse dado com a necessidade de cuidado com a pele… As possibilidades são infinitas e você é quem decide como quer escrever.
Principais elementos do Storytelling
Um conteúdo produzido explorando as técnicas de contar história tem grande chance de se destacar e causar mais interação e conexão com o púbico.
Por isso, separamos alguns elementos do Storytelling que vão auxiliar na construção da sua narrativa.
Mensagem
A mensagem é a informação que ao final da leitura ficará ressoando na memória do leitor. É quase aquela moral da história que fica após a leitura de uma fábula.
Ambiente
A construção de um ambiente é um ótimo elemento para fazer com que as pessoas que estão lendo sintam-se dentro da história. Por isso, tente transmitir informações sobre o ambiente enquanto constrói os caminhos da sua narrativa.
Personagem
Toda história precisa ter um personagem e essa é a parte central da narrativa. É o personagem que vai atravessar as situações construídas e transmitir a informação ao público.
Na hora de escrever um texto de case de sucesso, por exemplo, o seu personagem pode ser a Maria, que não sabia mais o que fazer para evitar o ressecamento da sua pele.
Conflito
Esse é um dos elementos-chave na construção de uma narrativa. É pensando o conflito de forma bem organizada que você vai conseguir prender a atenção dos leitores.
Pense que o personagem é seu público e ele está vivendo uma situação de conflito. Por meio dos caminhos do personagem, você vai ajudá-lo a atravessar essa situação e encontrar a solução para a sua dor.
Assim, o conflito é justamente o fator que vai gerar a identificação com sua audiência. No exemplo anterior, é justamente a Maria, que assim como muitas mulheres, não sabe como cuidar da pele.
3 dicas para usar o Storytelling em suas produções de conteúdo
Agora que você já sabe o que é Storytelling, quais os elementos e como ele é importante para o Marketing, separamos três dicas para você usar nas suas produções.
1. Conheça seu público ou sua persona
Conhecer seu público ou persona é indispensável para a criação de conteúdo. Não dá para pensar uma estratégia sem saber para quem você está falando.
Afinal, agindo assim, não podemos dizer que é uma estratégia, certo? Estratégias só podem ser criadas de forma consciente.
Sabendo com quem você quer se conectar, poderá usar elementos e ferramentas direcionadas para atrair o interesse e a atenção do seu leitor ideal.
2. Tenha em mente quais são os seus objetivos e quais formatos vai utilizar
A história precisa fazer sentido para sua marca ou empresa e para a sua persona. Então, antes de criar algo, você precisa definir quais são os seus objetivos com aquela produção e quais formatos vai usar para a criação do Storytelling.
É importante saber, por exemplo, se é um blog post, um post de redes socais, um vídeo para o youtube, texto para página de site ou outras plataformas digitais.
Afinal, cada plataforma exige um plano de estratégia diferente, então, saber qual irá usar é indispensável para criar um conteúdo efetivo.
3. Tenha criatividade e gere curiosidade
A curiosidade é o que vai prender a atenção dos seus leitores. Então nada de entregar tudo logo no início da história. Deixar as pessoas curiosas é uma ótima estratégia de interação.
Para isso, algumas dicas:
- seja autêntica;
- use elementos que criem identificação da sua persona com o conteúdo;
- não se perca do seu objetivo;
- associe dados à narrativa;
- demonstre que aquela história está construindo uma trilha em direção à solução da grande questão.
Gostou do conteúdo? Agora que você já sabe a resposta para a pergunta: “Storytelling: o que é?”, deixe seu comentário sobre o tema.
E continue lendo os conteúdos do nosso blog e saiba também O que é CTA e como usá-lo de forma estratégica.
Louise tem 28 anos, é filha de Maria e Dandalunda, mulher negra, bissexual, candomblecista e baiana. Cursa Bacharelado em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e atua como escritora profissional há seis anos. Foi nesses caminhos com a escrita, que encontrou e se apaixonou pela escrita persuasiva e estratégica do marketing de conteúdo.